Uso de celulares está proibido no Aeroporto de Guarulhos para evitar o crime da mala

Foto via DepositPhotos

Os funcionários do Aeroporto Internacional de Guarulhos não poderão mais utilizar celulares em algumas áreas para evitar crimes. Uma portaria da Receita Federal determina que o uso de celulares será, de maneira geral, proibido no local, cabendo exceções para algumas áreas dentro do Terminal de Cargas.

Dentro do pátio e pista do aeroporto, onde os aviões ficam, “o acesso e a utilização de telefones celulares e outros equipamentos exclusivamente para uso empresarial é permitida, desde que comprovadamente possuam tecnologia para bloquear captura de imagem”, afirma a nota da RF, sem detalhar quais tecnologias seriam essas.

Alguns aeroportos do país, como o Internacional de Belo Horizonte, em Confins, já proíbem o uso de celulares por funcionários nas áreas controladas (após o Raio-X), mas isto não acabou com o tráfico de drogas por funcionários, como é o objetivo de Guarulhos.

A portaria da RF vem após duas passageiras brasileiras ficarem presas por mais de um mês na Alemanha, após suas bagagens terem as etiquetas trocadas e colocadas em malas lotadas de drogas, que foram detectadas na conexão em Frankfurt, onde a prisão das passageiras foi feita sem elas encostarem na bagagem, já que não era o destino final delas.

Elas só foram liberadas após o envio das imagens do Aeroporto de Guarulhos e muita burocracia. Um funcionário da empresa terceirizada responsável por carregar as malas no avião da LATAM foi identificado nas filmagens trocando as etiquetas e foi preso. Na ocasião do crime, ele utilizou o celular para coordenar com um comparsa no check-in qual mala deveria ser trocada, por onde ela viria e qual horário chegaria.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias