Início Controle de Espaço Aéreo

Uso de drones na segurança pública foi tema de palestra no Rio de Janeiro, pelo DECEA e o CISPBAF

Imagem ilustrativa – Fonte: Corpo de Bombeiros Militar do RJ

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), da Força Aérea Brasileira (FAB), informa que, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública da Baixada Fluminense (CISPBAF), realizou a palestra “Regras vigentes para a utilização do sistema de Aeronaves Não Tripuladas (Unmanned Aircrafts – UA)”.

A apresentação tratou sobre as normas de acesso de drones ao espaço aéreo brasileiro e sobre o uso desses equipamentos na área de segurança pública. O evento ocorreu na quinta-feira da semana passada, dia 29 de junho, na cidade de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

Estiveram presentes representantes das Secretarias de Segurança Pública, das Guardas Municipais e de Batalhões de Polícia Militar de 13 municípios da Baixada Fluminense.

Imagem: DECEA
Imagem: DECEA

A palestra foi ministrada pelo Capitão Eduardo Silva, chefe da Seção de Coordenação e Controle de UAS (Sistema de Aeronaves Não Tripuladas) do DECEA. Ele tratou das regras vigentes para utilização de drones em ações de segurança pública e sobre o cuidado necessário com essas aeronaves. A palestra também exibiu exemplos mais avançados da utilização desses equipamentos em outros países.

“A participação do DECEA em eventos estaduais e municipais tem sido constante, pois fomentamos as Ações Interagências como forma de harmonizar o conhecimento e proliferar as boas práticas. Nossas doutrinas sobre Cultura Aeronáutica e Segurança Operacional têm sido muito bem recebidas pelas demais forças e organizações de segurança pública e, por isso, as interações sempre são um sucesso”, declarou o Capitão.

O evento também contou com a participação do Cabo Pedro Ambrosini, Tripulante Operacional e Piloto de UA, do Grupamento Aeromóvel (GAM) da PMERJ.

O CISPBAF foi criado com o objetivo de melhorar os índices de segurança na região. Atualmente, o consórcio engloba outros seis municípios de fora da Baixada, como Angra dos Reis e São Gonçalo.

Sair da versão mobile