Início Variedades

Usuários do FR24 se assustam ao ver metade dos aviões voando em emergência na região de Moscou

Ao longo dos últimos dias, usuários da plataforma de rastreamento de voos FlightRadar24 se assustaram e relataram uma situação estranha enquanto acompanhavam as aeronaves na região de Moscou, capital da Rússia, com muitos aviões voando supostamente com o transponder indicando uma emergência a bordo.

Como a quantidade de aeronaves era muito grande, rapidamente nasceu a suspeita de que os dados apresentados na plataforma pudessem estar sendo manipulados por alguém e o caso começou a ser investigado. Como resultado, a própria plataforma FlightRadar24 publicou nas redes sociais seu trabalho de análise e as medidas tomadas.

Foi identificado pelos técnicos do FR24 que um provedor de informações estava fornecendo dados alterados para a plataforma, inclusive de aviões que não estavam realmente voando na região. A fonte dos dados teria sido imediatamente desconectada da plataforma.

O caso, apesar de estar aparentemente resolvido, lançou luz sobre a possibilidade de fraude nos dados apresentados nas plataformas de rastreamento de voos, ainda que as fontes sejam homologadas pelo FR24.

Lembrando que a plataforma é alimentada por usuários e entusiastas de todo o mundo, que instalam uma antena e o software do FR24 em suas máquinas a fim de captar os dados do ADS-B das aeronaves em suas regiões. Os dados são compartilhados pela internet com os servidores do FR24, que decodificam e plotam em um mapa para uma visualização gráfica.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile