Início Indústria Aeronáutica

Vallair apresenta solução de adaptação do Airbus A330-300 de passageiros para carga

A empresa Vallair, especializada em soluções de suporte para aeronaves, motores e componentes, apresentou uma solução de conversão temporária de aeronaves de fuselagem larga Airbus A330, oferecida em suas instalações em Châteauroux, França.

A solução foi pensada para acompanhar o crescimento do mercado de carga aérea nos últimos meses, considerando que os tempos de espera por conversões de aeronave já chegam, em alguns casos, a cinco anos, informou o Aviacionline.

O investimento no projeto foi criado em conjunto entre a Vallair e a empresa francesa UUDS e já conta com as duas primeiras aeronaves na fila para a adaptação em cargueiras, ambas pertencentes à empresa de leasing aeronáutico Deucalion Aviation.

A solução tem suas peculiaridades. Sua função não é transportar grandes volumes de carga, mas sim peças de médio ou pequeno porte. É por esta razão que uma porta de carga não é instalada na fuselagem. Em vez disso, os pacotes entram pelas portas das aeronaves e, uma vez dentro, são movidos em uma esteira rolante.

Grégoire Lebigot, presidente e CEO da Vallair, comentou que “converter a cabine de um Airbus A330-300 em área de carga sem a necessidade de instalar uma porta maior significará um quarto do custo de uma conversão tradicional. Além disso, o prazo de entrega da aeronave será de apenas um mês”. Para ele, o conceito agiliza o processo e reduz consideravelmente os prazos de entrega.

Esta solução responde às necessidades atuais do mercado e aumenta o valor do ativo porque é totalmente reversível se o mercado mudar”, destacou Lebigot. “É uma solução alternativa complementar à conversão tradicional de um cargueiro e não uma substituição”, acrescentou. Nesse sentido, ele argumentou que as aeronaves podem retornar facilmente a uma configuração de transporte de passageiros.

A empresa espera obter a Certificação de Tipo Suplementar da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) nos próximos dois meses. Os A330-300 que receberem essa modificação poderão transportar até 60 toneladas de carga com alcance de até 4.200 milhas náuticas (7.778 quilômetros).

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile