Variação de altitude de cabine em voo faz pilotos de Airbus A321 da Latam alternarem destino

Airbus A321 da Latam

Um Airbus A321 da Latam precisou realizar um desvio durante a rota após problemas no voo de cruzeiro. O incidente foi registrado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) na semana passada. A aeronave envolvida tem matrícula PT-MXD e estava realizando o voo LA-3420 entre Guarulhos e Porto Alegre, no último dia 9 de janeiro.

No CENIPA está descrito que a aeronave decolou do Aeroporto Internacional de Guarulhos por volta das 19h06, transportando 101 passageiros e 7 tripulantes. No entanto, durante o voo de cruzeiro, a 36 mil pés (cerca de 10,97 km) de altitude, ocorreu uma variação de altitude de cabine, o que significa que o sistema de pressurização não conseguiu manter a pressão correta que deveria manter.

Diante da anormalidade, os pilotos alternaram o destino e a aeronave foi desviada para o Aeroporto Internacional de Florianópolis – Hercílio Luz, em Santa Catarina, onde o pouso ocorreu normalmente.

Conforme pode ser observado abaixo na imagem obtida através da plataforma RadarBox, a aeronave mantinha o voo de cruzeiro a 36 mil pés, mas posteriormente desceu para 10 mil pés em 5 minutos e manteve esse nível de voo por cerca de 10 minutos, até iniciar a descida padrão para pouso em Florianópolis.

Embora não haja informações detalhadas sobre a variação de altitude de cabine que levou à necessidade de um desvio, tal procedimento de redução rápida de altitude geralmente é utilizado quando há problema com a pressurização da aeronave.

O jato envolvido no incidente permaneceu no solo até o dia seguinte, quando realizou um novo voo de volta para Guarulhos. O CENIPA classificou a ocorrência como “FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA”.

Imagem: RadarBox

A companhia comenta o seguinte sobre a ocorrência:

“A LATAM Airlines Brasil informa que, devido a uma questão técnica, o voo LA3420 (São Paulo/Guarulhos-Porto Alegre), que decolou às 19h15 do dia 9 de janeiro de 2023, precisou alternar para Florianópolis, onde pousou em completa segurança às 20h19.

Os passageiros foram desembarcados e reacomodados em voo que decolou às 00h29 de Florianópolis e pousou às 01h10 em Porto Alegre.

A empresa ressalta que prestou toda a assistência aos passageiros afetados e reitera que segurança é um valor imprescindível e todas as suas decisões visam garantir uma operação segura.

Ademais, a companhia esclarece que irá colaborar com as investigações do CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), que classificou o episódio como um incidente.”

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Air Botswana vai adquirir mais aeronaves Embraer para aumentar presença na...

0
A Air Botswana, apesar dos diversos desafios enfrentados, está pronta para alçar voos mais altos, desta vez com ajuda financeira do governo