Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.
Um Boeing 737-400F da Azul, de matrícula PR-AJY, estava sendo carregado em Campinas para, em seguida, voar para Manaus nesta quinta-feira, quando um veículo de solo (loader) colidiu com a fuselagem da aeronave.
Em fotos, que circulam em grupos de WhatsApp, é possível ver que o dano foi pequeno na lateral da aeronave, mas suficiente para deslocar o avião para o lado, tirando as rodas do trem de pouso dianteiro dos calços.
Ainda não se sabe o que levou à colisão, se uma falha do equipamento ou do operador. Apesar de estar próximo do avião, o equipamento de solo não pode encostar na aeronave efetivamente, visando exatamente evitar casos como estes.
O Loader é um elevador que carrega uma carga que está em paletes ou contêineres, do chão para a o deck principal da aeronave. No caso do 737 da Azul, é bem útil já que a aeronave tem uma grande porta lateral para entrada de cargas. Neste vídeo abaixo, é possível ver como é feito este carregamento:
Além deste 737, a Azul possui outro 737-400F, de matrícula PR-AJZ. Ambas as aeronaves têm voado sem parar desde o início da pandemia do coronavírus, atendendo a demanda reprimida pela redução drástica dos voos de passageiros:
Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.