Veículo ‘Transformer’ do aeroporto de Viracopos será destaque em desfile de 7 de setembro

O Desfile 7 de Setembro do Município de Campinas (SP), cidade onde fica o Aeroporto Internacional de Viracopos, contará com uma participação especial de um veículo semelhante a um dos modelos utilizados na famosa série de filmes Transformers.

A equipe do Serviço de Salvamento e Combate a Incêndios em Aeródromos Civis (SESCINC), da Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, vai participar com três viaturas. Os veículos irão compor o comboio do 7º GB do Corpo de Bombeiros da cidade.

Dentre as três viaturas da concessionária de Viracopos, o destaque será o moderno caminhão contra incêndio Rosenbauer Panther, de origem austríaca, adquirido pelo aeroporto. A viatura é semelhante ao modelo usado no filme Transformers.

A viatura possui reservatório de água com capacidade de 12.500 litros e mais 1.500 litros de LGE (Líquido Gerador de Espuma), que é um agente extintor principal no combate a incêndio em acidentes aeronáuticos, além de 250 kg de pó químico, como agente extintor secundário.

Além disso, o Panther tem velocidade máxima de 140 km/h, uma performance de 0 a 80 km em 35 segundos e tração 4×2 e 6×6, movido por um motor Caterpillar de 705 CV. O veículo tem a capacidade de transporte para até seis componentes da equipe.

Um grande destaque do Panther são os seus dois canhões de água de alta eficiência. Um deles, na parte superior do veículo, é montado num sistema conhecido como “Stinger”, que é uma lança articulada que se eleva a até 16 metros de altura e possibilita lançar jatos de água que alcançam até 110 metros de distância, a 18 BAR de pressão, permitindo o combate a incêndio em aeronaves de grande porte. Já o segundo canhão, frontal, lança jatos de água a uma distância de até 50 metros.

A Aeroportos Brasil Viracopos possui 4 exemplares desta viatura. “O Panther que irá participar do desfile, além de toda a tecnologia de ponta embarcada, se diferencia dos outros três veículos Panther que integram a equipagem do SESCINC de Viracopos, por possuir o recurso adicional de uma espécie de “ferrão de escorpião”, que possibilita a perfuração da fuselagem da aeronave, principalmente cargueira, para o combate de incêndio em local específico no interior da cabine. O bombeiro tem a possibilidade de identificar o incêndio no interior da fuselagem através de um sistema de câmeras térmicas e infravermelhas localizada no painel interno da viatura”, disse o Gerente de Segurança de Viracopos, Wesley Ramos Correa.

Outras viaturas no desfile

Além do Panther, a concessionária também participará com uma pick-up Mitsubishi L200, denominada CACE (Carro de Apoio ao Chefe de Equipe), que tem tração 4×4, guincho no para-choque dianteiro com capacidade de 4.500 kg e tem o objetivo de transportar o Chefe de Equipe de Serviço e o Chefe da Seção Contra Incêndio nos acidentes aeronáuticos, sempre comandando o comboio das demais viaturas para coordenar o cenário do acidente.

A terceira viatura presente no desfile será um Caminhão de Combate a Incêndio composto de um reservatório de 2.000 litros de água, com tração 4×4, atualmente utilizado para o combate a incêndios florestais e em mata no entorno do aeroporto. O veículo comporta até três Bombeiros e possui um canhão frontal para o combate.

Aircraft Recovery Kit

Outro destaque de Viracopos no desfile será o equipamento Aircraft Recovery Kit, que é utilizado para os trabalhos de desinterdição de aeronaves acidentadas ou inoperantes na pista de pousos e decolagens, que podem causar a paralisação do aeroporto.

O Aeroporto de Viracopos é o único aeroporto das Américas a possuir este tipo de equipamento e o único aeroporto a possuir Equipe de Bombeiros especializada nesta operação.

O equipamento foi adquirido em 2013, sua fabricação é da RESQTEC, empresa de origem holandesa, e seu centro de treinamento fica na cidade de Ostrava, na República Tcheca, local onde é ministrado o curso para sua operação.

No total, 13 representantes da equipe de Viracopos vão participar do Desfile para conduzir as três viaturas e o equipamento Aircraft Recovery Kit.

Informações da Aeroportos Brasil Viracopos

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias