Início Aviação Militar

Veja a reação do piloto em teste extremo para voar o novo caça Gripen do Brasil

Cena do vídeo que você assiste logo abaixo nesta matéria

A SAAB do Brasil publicou recentemente mais um vídeo de sua websérie “Colaboração Real 4”, que aborda a implementação do mais novo caça da Força Aérea Brasileira. Neste novo episódio, ela traz o treinamento dos pilotos de testes que irão comandar o F-39 Gripen.

A empresa sueca mostra os novos desafios trazidos para a operação do tecnológico caça brasileiro, com intensos e extensos treinamentos na Suécia para adquirir total conhecimento sobre os sistemas do caça.

Um dos pilotos de teste da FAB, o Major Escosteguy, fala um pouco sobre o treinamento que englobou três fases, incluindo a Centrífuga, equipamento simulador onde os pilotos de testes são colocados para serem submetidos a até 9 vezes a força da gravidade.

Na segunda parte, os militares são submetidos a testes de sobrevivência em alto mar realizado por uma empresa terceirizada, e, por fim, há o treinamento operacional na plataforma Gripen, na qual foram realizadas 40 surtidas que totalizam cerca de 35 horas de voo. Veja detalhes no vídeo a seguir:

Ainda no treinamento operacional, os pilotos são levados para a familiarização de sistemas, métodos e processos da SAAB relacionados ao desenvolvimento do Gripen na versão E.

Neste mês de novembro, a Saab iniciou a fase de entrega de aeronaves operacionais, com quatro unidades Gripen E para o Brasil. Formas inteligentes de trabalho, tecnologias de produção inovadoras e uma estreita cooperação com os clientes foram fundamentais para alcançar este importante marco do programa, que segue o cronograma acordado com o Brasil.

Abaixo, confira também os dois primeiros episódios da websérie “Colaboração Real 4”, nos quais a SAAB mostra a preparação dos pilotos no Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) e também o treinamento operacional dos militares.

Leia mais: