Início Aeroportos

Veja a resposta do CEO do aeroporto de Amsterdam ao ser questionado pelo Greenpeace

Aeroporto Schiphol de Amsterdam – Imagem: Ikreis / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Em uma carta aberta, o Greenpeace perguntou a Ruud Sondag, CEO da Schiphol – empresa administradora do Aeroporto Internacional de Amsterdam, na Holanda – se ele está optando por um futuro sustentável.

Ruud Sondag é o novo CEO do Royal Schiphol Group desde 1 de novembro de 2022. O Conselho de Supervisão nomeou-o interinamente até 31 de agosto de 2023. Em um comunicado oficial publicado pela Schiphol, ele fornece a seguinte resposta:

“Grupos de interesse têm justificativa para pressionar por uma Holanda mais limpa e responsabilizar o CEO por isso. Estou comprometido com uma Holanda sustentável há mais de 25 anos, e isso não mudará, é claro. Eu sou daqui, e Schiphol é daqui.

Schiphol tem uma importante missão social: conectar a Holanda ao resto do mundo e ajudar a promover o bem-estar do povo holandês. Schiphol liga diretamente a Holanda a quase 300 destinos em todo o mundo. Isso é maravilhoso, mas isso tem que ser feito de forma diferente. De uma forma que seja melhor para nossos funcionários e para o meio ambiente, com menos emissões e poluição.

Nosso objetivo é claro. Queremos aeroportos livres de emissões até 2030 e aviação neutra em termos de clima até 2050. E temos o dever de liderar o caminho nisso. Quando olho para esse setor agora, vejo que, sim, isso precisa acontecer mais rápido. Eu compartilho desse senso de urgência. Também é papel de Schiphol ajudar nossos clientes em suas ambições de sustentabilidade.

Como parte do setor de aviação, devemos fazer tudo o que pudermos para nos tornarmos não apenas mais silenciosos, mas também mais limpos. Essa é a minha visão. A tarefa é imensa, mas realizável. No entanto, isso só é possível se todos trabalharmos juntos. Juntos pelo nosso meio ambiente, pelo governo e pela sociedade. Leis claras, regulamentos e autorizações adequadas são uma necessidade. Precisamos de clareza sobre isso em breve.

Sustentabilidade também é tratar os funcionários de forma sustentável. Isso também faz parte da minha agenda. Eu também defendo eles. Demonstrar é um grande bem. Com relação aos nossos funcionários, aqueles que trabalham duro dia após dia para os passageiros em Schiphol.

Terei prazer em dialogar com todos. Com o Greenpeace, funcionários, sindicatos, com todos nesse próximo período.

E, quanto aos sábados, sinta-se bem-vindo, mas vamos manter a civilidade.”

Ruud Sondag – Imagem: Schiphol

Sair da versão mobile