Veja arremetida de Boeing 737 e ações do aeroporto de Salvador devido a ave morta na pista

Pista do aeroporto de Salvador, em cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: Luciedson Ferreira

Uma gravação feita na última quinta-feira, 15 de dezembro, permite acompanhar algumas cenas dos procedimentos relacionados à presença de uma ave morta na pista do Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, de Salvador (BA).

O vídeo disponibilizado a seguir foi publicado por Luciedson Ferreira, no canal do YouTube que leva seu próprio nome, especializado em vídeos no aeroporto da capital baiana.

Conforme as imagens da gravação acima, os pilotos de uma aeronave Boeing 737 MAX-8 da Gol Linhas Aéreas precisaram realizar o procedimento de arremetida (desistência da aproximação), pois haveria a necessidade de uma intervenção na pista pela equipe do Salvador Bahia Airport para retirada de uma ave morta.

O procedimento é padrão na aviação. Por menor que seja qualquer objeto estranho na pista, pousos e decolagens são suspensos para a retirada, para que não haja nenhum risco à segurança das operações.

Não há informações sobre alguma colisão prévia de uma aeronave com a ave, que teria causado a morte naquele início de tarde da quinta-feira, mas, provavelmente, deve ter acontecido, sem consequências para a aeronave.

O Boeing 737 MAX-8 da Gol, registrado sob a matrícula PS-GPM, que chegava de Campinas (SP) no voo G3-1974, retornou e completou o pouso cerca de 15 minutos depois da arremetida.

Trajetória do Boeing 737 entre a arremetida e o pouso em Salvador – Imagem: FlightRadar24

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias