Veja as belas cenas do incomum trijato MD-10 operando em Manaus

Um modelo de avião muito raro de se ver atualmente no Brasil foi utilizado em uma operação cargueira no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM), nesta sexta-feira, 30 de setembro.

Conforme o vídeo a seguir, publicado pelo canal Plane Spotting Manaus no YouTube, o clássico trijato MD-10-30F pousou às 12h23, e após cerca de 4 horas e meia, partiu pouco antes das 17h00.

O avião visto na gravação acima é o registrado sob a matrícula CP-2791, operado pela companhia TAB Cargo – Transportes Aereos Bolivianos. Ele partiu de Cochabamba no voo 2L-755 e, depois de Manaus, foi para Santa Cruz de la Sierra no voo 2L-756.

Como mostrado previamente pelo AEROIN, este voo teve o objetivo de transportar xarope concentrado produzido na região de Manaus para a indústria da Coca-Cola na Bolívia.

Para quem gosta de conhecer mais sobre o histórico das aeronaves, este MD-10 foi fabricado em 1988 como DC-10-30F e entregue à norte-americana FedEx, na qual operou até 2013. Nesse período, teve seus sistemas modernizados com a tecnologia do MD-11, tornando-se MD-10-30F.

Embora o modelo ainda seja usado por algumas empresas, como pela FedEx nos Estados Unidos, é cada vez mais raro, já que se trata de um projeto antigo, cada vez menos viável de se operar, economicamente. Na América do Sul, o CP-2791 é o único deste modelo em operação.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Programa militar americano para desenvolvimento de um gigante hidroavião pesado avança

0
A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos EUA, mais conhecida por seu acrônimo DARPA, está trabalhando em um projeto