Veja as estranhas marcas deixadas na pista pelo avião MD-82 ao se acidentar em Miami

Imagem: Serviço de Emergência de Miami Dade

Algumas semanas atrás, um acidente no aeroporto de Miami (MIA) chamou atenção não apenas pela ocorrência em si, mas também pelos vídeos que mostraram passageiros levando bagagens e objetos em mãos enquanto evacuavam a aeronave em chamas – uma atitude extremamente não recomendada, já que salvar a vida de todos a bordo é mais importante do que qualquer bem material.

Na ocasião, em 21 de junho, o jato McDonnell Douglas MD-82 de matrícula HI1064, da companhia aérea dominicana Red Air, estava chegando de Santo Domingo (SQD), República Dominicana, realizando o voo L5-203 com 130 passageiros e 10 tripulantes.

Os pilotos pousaram o avião na pista 09 de Miami às 17:37 locais (21:37Z), mas, durante a desaceleração, houve um desvio para a esquerda até o gramado lateral. Com a excursão de pista, houve colapso do trem de pouso e rompimento de tanque de combustível, dando início ao incêndio.

A aeronave foi evacuada por escorregadores, e quatro pessoas sofreram apenas ferimentos leves, tendo sido encaminhadas ao hospital. Os serviços de emergência rapidamente extinguiram o fogo. Para ver novamente os vídeos do momento da evacuação, a matéria anterior pode ser acessada neste link.

Relatório Preliminar

Diante do acidente, o Conselho Nacional de Segurança no Transporte (NTSB) dos Estados Unidos despachou uma equipe para investigar.

Agora, segundo reporta o The Aviation Herald, nesta sexta-feira, 15 de julho o NTSB divulgou seu Relatório Preliminar informando que o gravador de dados de voo (FDR) e o de voz do cockpit (CVR) foram analisados, permitindo a emissão do seguinte resumo da sequência de eventos:

– O voo do acidente foi o segundo do dia para a tripulação de voo. O comandante era o piloto monitorando, e o primeiro oficial (FO) era o piloto voando. O voo partiu de SDQ às 15:35 após um atraso de 36 minutos.

– A aeronave foi liberada para o ILS (aproximação com auxílio de instrumentos) para a pista 09 no MIA e a tripulação informou que a aproximação foi normal. O FO afirmou que o pouso foi suave, e eles tocaram primeiro no trem principal direito, seguido pelo trem principal esquerdo, com a aeronave ligeiramente à direita da linha central.

– A tripulação sentiu uma vibração crescente no lado esquerdo do avião logo após o toque do trem principal esquerdo na pista. Durante a desaceleração, o trem principal esquerdo teve uma falha, o avião desviou-se para a esquerda e acabou saindo da superfície pavimentada, colidindo com o abrigo de equipamentos da pista de decolagem 30.

– Durante a saída da superfície pavimentada e o impacto com o abrigo de aço e concreto, o trem de pouso principal direito do avião e a roda do nariz colapsaram e os tanques de combustível foram rompidos.

– Pouco depois que o avião parou, um incêndio pós-acidente começou na asa direita. Todos os 130 passageiros e 10 tripulantes evacuaram o avião, dos quais 4 passageiros sofreram ferimentos leves. O departamento de bombeiros extinguiu com sucesso o incêndio pós-acidente e todos os ocupantes do avião foram levados de ônibus para o terminal.

Marcas na pista

Como se nota pelo resumo acima, o NTSB ainda não fornece qualquer informação sobre suspeitas do que teria ocorrido com o trem de pouso esquerdo. Porém, as imagens abaixo, divulgadas no relatório, mostram estranhas marcas de borracha, que confirmam que ao menos um dos pneus não rodava livremente pela pista.

Imagem: NTSB
Imagem: NTSB

No player a seguir, veja novamente o vídeo captado por uma câmera, que mostrou o MD-82 emitindo bastante fumaça de borracha queimada durante a desaceleração, ficando também bastante claro que houve uma falha no trem principal esquerdo. Depois, o segundo vídeo abaixo mostra o momento exato em que o jato saía da pista e o incêndio se iniciava:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias