Veja as mais recentes parcerias do projeto do jatinho elétrico que a Azul pretende usar no Brasil

Imagem: Lilium

Na medida em que o projeto de jatinho elétrico de pouso e decolagem na vertical (eVTOL) da alemã Lilium avança, mais parcerias vão sendo anunciadas pela empresa para que o Lilium Jet avance rumo à certificação.

A aeronave, que despertou interesse da brasileira Azul Linhas Aéreas com uma intenção de operar até 250 unidades no Brasil, já fez diversos voos de ensaio de protótipo, e com o sucesso dos testes, a Lilium segue acertando novas parcerias. As mais recentes, assinadas nas últimas semanas, são apresentadas a seguir.

Sistema de distribuição de energia elétrica

A Lilium selecionou a Astronics Corporation, especializada em tecnologias avançadas para a indústria aeroespacial global, defesa e outras indústrias de missão crítica, para projetar, desenvolver e construir o sistema de distribuição de energia elétrica do Lilium Jet.

As unidades de distribuição de energia desempenham um papel crítico no inovador sistema de energia elétrica do Lilium Jet. A Astronics será responsável pelas unidades secundárias de distribuição de energia (SPDUs) e pelas unidades de distribuição de energia de carregamento (CPDUs). Os Lilium Jets serão equipados com duas SPDUs e uma CPDU.

As SPDUs são responsáveis ​​pela conversão de alta tensão (1000 VCC) para baixa tensão (28 VCC) e pela distribuição e proteção de baixa tensão. Compactos e leves, as SPDUs garantem um fornecimento confiável de energia das baterias para os sistemas críticos da aeronave, incluindo controles de voo, aviônicos, navegação, comunicação, sensores, luzes internas e externas e conforto dos passageiros.

A CPDU gerencia a operação de carregamento da bateria, além de fornecer fontes adicionais e diferentes para conversão de energia de alta tensão para baixa tensão e distribuição de energia de baixa tensão, o que minimiza os modos de falha de causa comum entre a CPDU e a SPDU. Ele também fornece uma camada adicional de segurança da aeronave monitorando o isolamento, detectando e relatando riscos de curto-circuito em todo o sistema.

Desenvolvimento de interior de cabine e cockpit

A Lilium selecionou a Diehl Aviation, especializada em interiores de cabine e sistemas para a indústria aeronáutica, para colaborar no projeto e desenvolvimento da cabine do Lilium Jet, além de atuar como integrador e fabricante de componentes de interiores.

O acordo do fornecedor representa mais um passo em frente para o Lilium Jet em seu caminho antecipado para industrialização e certificação de tipo. A Diehl Aviation é um dos principais fornecedores aeroespaciais Tier 1 do mundo de sistemas de aeronaves e soluções de cabine, cujos clientes incluem grandes fabricantes de aeronaves como Airbus, Boeing, Bombardier e Embraer.

A empresa possui muitos anos de experiência no desenvolvimento, especificação, certificação e integração de materiais leves, bem como na integração de vários sistemas.

O acordo inclui todas as paredes laterais da cabine de passageiros, os painéis do teto, as divisórias, o compartimento de bagagem e o piso da cabine. A cooperação também inclui todo o revestimento da cabine do cockpit.

A Diehl também fornecerá o sistema de iluminação completo – com a mais recente tecnologia LED e uma unidade de controle especialmente desenvolvida para os requisitos eVTOL – bem como dutos de ar condicionado avançados usando materiais compostos muito leves e inovadores, como granulados de espuma para saídas de ar.

Assentos ultra-leves

A Lilium escolheu a fabricante francesa Expliseat para projetar e construir os assentos do piloto e dos passageiros para a aeronave Lilium Jet.

A Expliseat é especializada em assentos leves e duráveis ​​para aviação e outras mobilidades com foco em baixo carbono. A empresa possui experiência em materiais avançados, como fibra de carbono e titânio, o que torna seus assentos aproximadamente 35% mais leves do que os assentos de aviação normalmente feitos de alumínio.

Esta significativa economia de peso é o resultado de um quadro ultraleve, o que significa que o conforto não é sacrificado. A considerável massa economizada é parcialmente reinvestida em almofadas adicionais e ergonomia aprimorada, o que deve proporcionar uma experiência confortável para os passageiros do Lilium Jet.

A menor massa dos assentos também contribui para uma aviação mais eficiente e sustentável. Além disso, a também está envolvida em outras iniciativas de tecnologia verde. A empresa desenvolveu processos revolucionários de compósitos reciclados para produzir peças de assentos sem usar nenhum material virgem, enquanto mantém níveis altos de robustez em comparação com os plásticos convencionais.

Implantação e manutenção na Flórida

O Grupo Bristow, especializado em soluções de voo vertical inovadoras e sustentáveis, tornou-se uma parceria estratégica onde terá a opção de comprar 50 Lilium Jets, além de prestar serviços de manutenção para a rede de lançamentos da Lilium na Flórida, e outros mercados futuros dos EUA e da Europa.

O Memorando de Entendimento não vinculativo (MOU) descreve a colaboração entre Bristow e Lilium no desenvolvimento de um programa de manutenção para apoiar a operação do Lilium Jet, incluindo o aumento da manutenção em apoio à entrada em serviço do Lilium Jet e serviços posteriores.

O MOU também permite que a Bristow se torne um provedor de serviços autorizado para a Lilium. O MOU descreve ainda como a Lilium e a Bristow podem colaborar no processo para obter as aprovações regulatórias relevantes para operar o Lilium Jet na Flórida.

A Lilium está entre as primeiras empresas de eVTOL a combinar transportadoras aéreas certificadas com desenvolvedores de infraestrutura e serviços de suporte, como manutenção e reparo e treinamento de voo.

A adição da Bristow como fornecedora de manutenção Part 145 marca um progresso significativo para a Lilium, adicionando outro parceiro respeitável para habilitar seu serviço aéreo regional na América do Norte e Europa.

Desenvolvimento de uma rede na Escandinávia

A Lilium assinou um acordo com a AAP Aviation Group AS para desenvolver uma rede eVTOL na Escandinávia. Sob o acordo, a AAP Aviation pretende comprar 40 jatos Lilium e colaborar para identificar e desenvolver locais de pouso nos países escandinavos, começando pela Noruega.

Juntas, a AAP Aviation e a Lilium planejam oferecer mobilidade de viagem sustentável para a Escandinávia usando o Lilium Jet totalmente elétrico, complementando as rotas de aeronaves regionais existentes e garantindo viagens de baixa emissão flexíveis e com economia de tempo entre cidades e comunidades.

A AAP Aviation e a Lilium esperam que o mercado de serviços de aviação sob demanda cresça rapidamente, dependendo da aprovação das autoridades de modelos de aeronaves e infraestrutura de rotas.

Locais de pouso no Benelux

O Grupo ASL assinou um acordo com a Lilium para fornecer mobilidade aérea sustentável aos seus clientes no Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo). O Grupo ASL pretende comprar 6 jatos Lilium iniciais e cooperará com a Lilium para desenvolver uma rede de locais de pouso no Benelux.

O ASL Group é um operador líder de jatos executivos no Benelux e proprietário da primeira aeronave elétrica na Bélgica. Lançou seu programa RISE (Inciativa Responsável para um Meio-Ambiente Sustentável) em 2020 com a clara intenção de reduzir a pegada ecológica da empresa e contribuir para um mundo mais limpo e saudável.

Sob o acordo, o ASL Group e a Lilium buscam estabelecer uma rede eVTOL segura e sustentável na Bélgica, Holanda, Luxemburgo e Alemanha Ocidental.

Daniel Wiegand, CEO da Lilium disse: “Com a maior densidade populacional da Europa, o Benelux representa um caso de uso perfeito para o transporte eVTOL, e estamos orgulhosos de apoiar o desenvolvimento da ASL na região”.

Rede eVTOL na Espanha

A Lilium assinou um acordo com a Helity Copter Airlines para desenvolver uma rede eVTOL na Andaluzia, Espanha. Sob o acordo, a Helity pretende comprar inicialmente cinco Lilium Jets para fornecer voos charter premium e de negócios para seus clientes.

A Helity oferece voos de helicóptero entre Ceuta, Algeciras e Málaga, bem como voos charter privados no sul da Espanha. Com cerca de 300.000 passageiros transportados até à data entre Ceuta e a península espanhola, a Helity presta um serviço de transporte crítico aos seus clientes e à região.

O Lilium Jet, com sua cabine premium, alcance físico esperado de 250 km e capacidade de desempenho prevista em várias condições climáticas, é adequado para atender às necessidades de transporte da região.

Informações da Lilium

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Esquadrilha da Fumaça faz turnê no Nordeste na próxima semana com...

0
Entre o final de agosto e o início de setembro, a Esquadrilha da Fumaça tem agendada uma série de apresentações em cinco capitais