Início Indústria Aeronáutica

Veja como a NASA modificou o centro móvel de controle de missão por conta da mobilidade aérea

Imagem: Lauren Hughes / NASA

A agência norte-americana NASA, apesar de muito mais conhecida pelas missões espaciais, é também responsável por pesquisas e inovações em aviação. Afinal, sua sigla, em inglês, vem de Administração Nacional Aeronáutica e Espacial.

Assim sendo, a agência revelou na última semana uma série de atualizações para sua Instalação de Operações Móveis (MOF – Mobile Operations Facility), um centro de controle de missão sobre rodas especialmente equipado, baseado no Centro de Pesquisa de Voo Armstrong da NASA em Edwards, Califórnia, para a Campanha Nacional de Mobilidade Aérea Avançada (AAM).

A NASA usará o MOF para testar os sistemas necessários para integrar táxis aéreos, entrega de carga e outros conceitos de AAM no Sistema Nacional de Espaço Aéreo.

Veículo de mobilidade aérea urbana – Imagem ilustrativa – Fonte: Joby Aviation

O projeto da Campanha Nacional adquiriu o MOF do Centro de Pesquisa Langley da NASA em Hampton, Virgínia, em 2019 e iniciou uma série de atualizações que foram concluídas em agosto de 2021. Ele foi usado pela primeira vez durante os Testes Integrados de Corrida a Seco da Campanha Nacional para rastrear e interagir com helicópteros simulando veículos elétricos de AAM no Armstrong em novembro de 2021.

O caminhão a diesel fortemente modificado é construído para ir a qualquer lugar, com um gerador de energia portátil e capacidade de dados de satélite, permitindo o monitoramento em tempo real dos testes de voo.

Este centro de testes móvel – que pode se adaptar aos horários dos parceiros da Campanha Nacional e chegar a qualquer local de teste – permite que a NASA observe e analise uma ampla variedade de casos de uso e veículos de AAM, bem como mapear novos procedimentos de espaço aéreo em dezenas de áreas urbanas, locais rurais e intrarregionais.

Várias das atualizações do MOF foram feitas internamente usando as instalações da Armstrong, que imprimiu trilhos de segurança telescópicos em 3D por um custo significativamente menor do que comprá-los. Outros equipamentos instalados incluem:

– Rádios de frequência ultra-alta e muito alta para dar à equipe a capacidade de se comunicar com a aeronave e o pessoal de terra, bem como rastrear a aeronave por meio de transmissão automática de vigilância dependente;

– Acesso à Internet sem fio e com fio, capacidade de dados por satélite e a capacidade de gravar dados de missão, vídeo e voz;

– Um novo sistema de bateria;

– Kits de partida suave de ar condicionado, que reduzirão significativamente a amperagem consumida pelo compressor AC durante a inicialização.

Imagem: Lauren Hughes / NASA

O MOF será usado para analisar trajetórias de voo, manobras de veículos, aproximação e pouso e outros dados críticos à medida que a Campanha Nacional expande suas atividades de pesquisa, com parceiros que atualmente desenvolvem veículos elétricos de decolagem e pouso na vertical e software de automação AAM.

A NASA compartilhará esses dados com os parceiros, bem como com a Administração Federal de Aviação (FAA), e os usará para informar as considerações da comunidade, desenvolvimento de padrões e planejamento do espaço aéreo para o futuro da indústria da aviação.

Ao liderar a integração dessa pesquisa fundamental e outros componentes necessários para o sucesso do ecossistema AAM – como desenvolvimento de infraestrutura e gerenciamento do espaço aéreo – a Campanha Nacional reforça o compromisso da NASA em transformar a aviação reduzindo seu impacto ambiental, mantendo a segurança.

Informações da NASA

Sair da versão mobile