Veja como assistir hoje ao vivo ao lançamento do satélite do ITA e INPE no foguete da SpaceX

Foguete Falcon 9 – Imagem: SpaceX

Após planejado para ser lançado ao espaço na última sexta-feira, 18 de novembro, e adiado para a segunda, 21, e depois para a terça, 22, o satélite SPORT (Scintilation Prediction Observations Research Task, ou Tarefa de Pesquisa Observacional de Previsão de Cintilação) tem nova programação para esse sábado, 26 de novembro.

Desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (INPE), pela agência americana NASA (do inglês, National Aeronautics and Space Administration) e por universidades americanas, o SPORT irá ao espaço através de uma missão dos foguetes Falcon 9 da SpaceX, empresa de Elon Musk.

O foguete lançará a cápsula Dragon com suprimentos para abastecer a Estação Espacial Internacional (ISS – International Space Station), e o satélite será posteriormente lançado da ISS para sua posição de observação no espaço.

O lançamento, cuja janela de tempo se abre às 16h20 (horário de Brasília) desse sábado, ocorrerá no Kennedy Space Center, na Florida (EUA), e poderá ser assistido ao vivo no player disponibilizado a seguir, que depois também mostrará a gravação a quem não puder acompanhar ao vivo:

Também é interessante lembrar que o foguete Falcon 9 retornará à Terra para um pouso vertical após alguns minutos do lançamento, como é padrão nas missões da SpaceX, portanto, o retorno e o pouso também poderão ser assistidos ao vivo na tela acima.

Desenvolvido pela Organização Militar da Força Aérea Brasileira (FAB), o satélite do ITA é um CubeSat 6U para pesquisas científicas na ionosfera. Isso quer dizer que são satélites miniaturizados (nanossatélites) formados por unidades de cubos com dez centímetros de lado, sendo cada unidade com o valor de 1U.

Imagem: Sargento Roberto
Imagem: Sargento Roberto

Alguns destes nanossatélites, como o SPORT, estão na vanguarda do conhecimento, sendo capazes de realizar certas funções que grandes satélites realizam, porém, a um custo bem mais baixo, o que os torna bastante atrativos para a aplicação em pesquisa espacial.

O SPORT tem a missão de monitorar a ionosfera (camada superior da atmosfera), coletando dados para o estudo dos efeitos das tempestades solares, que ocasionam perturbações em atividades da sociedade atual, tais como a interrupção do sinal GPS, o black-out de comunicações, interrupção na transmissão de energia e muitos outros.

Com informações da Força Aérea Brasileira

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias