Veja como foi a missão ao Haiti com o maior avião já feito no Brasil

Com a participação de uma aeronave Embraer KC-390 Millennium, o maior modelo de avião já projetado e construído no Brasil, a Força Aérea Brasileira (FAB) participou da missão de ajuda aos atingidos por um terremoto e um ciclone tropical no Haiti nas últimas semanas. Na segunda-feira, dia 23, o avião pousou na cidade de Porto Príncipe, capital do país.

Imagem: Força Aérea Brasileira

A Missão Humanitária Multidisciplinar foi acionada pelo Governo Brasileiro, por intermédio de ação interministerial envolvendo a Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Defesa (MD), as Relações Exteriores (MRE), a Saúde (MS) e o Desenvolvimento Regional (MDR), quando o Grupo de Trabalho Interministerial sobre Cooperação Humanitária Internacional tomou a decisão, em 18 de agosto, de enviar o apoio, em resposta emergencial à tragédia.

“O Haiti recebeu a ajuda humanitária de vários países, mas a equipe do Brasil é uma ajuda direcionada especificamente para as necessidades da região mais afetada pelo terremoto. Serão três semanas colaborando diretamente com os haitianos”, disse a Ministra Marissol Romaris, Encarregada de Negócios da Embaixada do Brasil no país, que recebeu a missão no Aeroporto Internacional de Porto Príncipe.

Imagem: Força Aérea Brasileira

A aeronave transportou 32 bombeiros militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, de Minas Gerais e também da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), cerca de sete toneladas de materiais e equipamentos de emergência e mais 3,5 toneladas de medicamentos e insumos estratégicos.

Entre o material transportado também estão equipamentos de uso hospitalar disponibilizados pela Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS), como macas, colares cervicais, biombos e outros. A assistência farmacêutica do Ministério disponibilizou, ainda, insulina humana tipo regular, medicamento que tem ação rápida em casos de choque, ocasionado pela diminuição anormal do volume do sangue.

Imagem: Força Aérea Brasileira

“Estamos trazendo uma equipe especializada em busca e salvamento, que já colaborou em eventos como Brumadinho [MG]. Estamos reforçados ainda de dois cães que ajudarão na missão”, explicou o Coronel Bombeiro Militar Marcelo Teixeira Dantas, comandante do efetivo da missão.

“Quando acionada para colaborar no apoio ao enfrentamento de calamidades, a Força Aérea Brasileira é sempre rápida. Podemos perceber a satisfação de todos os militares em poderem contribuir de forma efetiva para que alcancemos lugares distantes e cumprir missões como essa no Haiti”, ressaltou o Chefe do Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres do Ministério da Integração Nacional, Armin Braun, que é o Coordenador-Geral da Missão Humanitária.

Imagem: Força Aérea Brasileira
Imagem: Força Aérea Brasileira

Após o acionamento, uma aeronave do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus foi preparada para a missão. Ainda no Brasil, o avião realizou paradas técnicas em Cachimbo (PA) e em Boa Vista (RR). Em Roraima, a aeronave foi reabastecida e a tripulação substituída. Na localidade ocorreram, ainda, os trâmites alfandegários e migratórios.

De acordo com o piloto da aeronave, o Capitão Romulo dos Santos Pinto, é gratificante cumprir esse tipo de missão. “Sabemos que a situação não está fácil para a população haitiana, por isso tenho orgulho da oportunidade de representar a compaixão do povo brasileiro, que é muito solidário, além de mostrar a prontidão da FAB”, pontuou.

O Diretor-Geral de Proteção Civil do Haiti, Jerry Chandler, agradeceu a ajuda enviada. “Para o nosso país é muito gratificante o histórico de apoio que o Brasil tem com o Haiti. Sabemos que podemos sempre contar com a colaboração desta grande nação para nos ajudar”, salientou.

Acompanhe abaixo o vídeo publicado pela Força Aérea Brasileira, mostrando parte da Missão Humanitária:

Informações da Força Aérea Brasileira

Veja abaixo outras matérias sobre a missão de ajuda humanitária:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias