Veja como foi a remoção do jatinho que varou a pista de Congonhas e parou o aeroporto

Como amplamente divulgado, no domingo, 9 de outubro, um jato executivo sofreu um incidente no aeroporto de Congonhas (SP) por volta das 13h30, vindo a deixar o local fechado para voos comerciais de passageiros até as 23h. Ao longo de quase 10 horas, 230 voos no terminal e em outras partes do Brasil foram cancelados, causando problemas para milhares de viajantes.

O caso envolveu o Learjet 75 de matrícula PP-MIX, da empresa mineira Supermix Concreto, quando ele pousava em Congonhas procedente do Aeroporto de Foz do Iguaçu, no Paraná. A remoção da aeronave envolvida no incidente, porém, aconteceu apenas à noite, como mostra um novo vídeo publicado pelo canal parceiro Golf Oscar Romeo, no Youtube.

Ao longo de 22 minutos, são mostradas mais de uma hora e meia de ação, incluindo a chegada da equipe de manutenção às 20h35 e o reboque da aeronave às 22h. O vídeo mostra o momento em que as equipes erguem a aeronave e a mantém elevada para que ocorresse a troca da roda danificada.

Como se observa nas imagens, disponíveis abaixo, quando o trabalho finalmente é concluído, um veículo de reboque acopla na roda dianteira do jato bimotor e o leva à sua posição de estacionamento.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias