Início Aeroportos

Veja os danos internos e externos nos Airbus A320 e A330 atingidos por ataque em Trípoli

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O aeroporto de Trípoli, capital da Líbia, foi mais uma vez atingido por ataques no último sábado, 9 de maio, resultando em novos danos a aeronaves comerciais.

Essa é a segunda vez neste ano de 2020 que aviões comerciais de passageiros são afetados pelo conflito que se dá entre forças armadas rebeldes lideradas por Khalifa Haftar, ex-chefe da Guarda Nacional do país, como parte de uma campanha contra o Governo do Acordo Nacional.

O governo interino foi formado em 17 de dezembro de 2015, sob os termos do Acordo Político da Líbia, uma iniciativa liderada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Em março passado, um míssil que atingiu as proximidades do Aeroporto Internacional de Trípoli afetou pelo menos dois aviões de passageiros, um Boeing 737 e um Airbus A320, causando sérios danos.

Agora, imagens mostram que outros dois Airbus foram danificados no sábado, sendo um A320 e um A330, ambos da companhia aérea Libyan Airlines.

Uma das imagens mostra que um míssil atingiu o solo a poucos metros do A320, lançando diversos detritos principalmente contra a seção dianteira da fuselagem. Outra imagem mais próxima mostra que a aeronave ficou bastante perfurada.

Imagem: JACDEC

Os detritos da explosão também acertaram a cauda de um Airbus A330 que, pelo que sugerem as imagens, estava em manutenção em um hangar. Os projéteis também perfuraram a fuselagem em muitos locais.

Imagem: JACDEC

Outra imagem feita no interior de um dos jatos também mostra que a fuselagem não foi suficiente para absorver a grande energia da explosão. Além de ser possível notar a parede lateral danificada, o detrito seguiu destruindo os apoios de braços dos assentos.

Segundo a Al Jazeera, as forças rebeldes de Haftar alegam que há no aeroporto da capital líbia uma base de lançamento de drones, que a Turquia mantém para ofensivas contra o ex-militar.

O jornal árabe ainda informa que seis pessoas morreram e dezenas ficaram feridas nos ataques à cidade, mas não detalha se alguma das vítimas é relacionada às aeronaves atingidas. O Airbus A320 estava sendo preparado para buscar cidadãos líbios na Espanha, segundo declaração do Ministro dos Transportes do país.

O aeroporto de Trípoli chegou a ficar fechado por alguns meses no final do ano passado depois de uma série de ataques, que chegaram a destruir um Antonov AN-124, conforme você pode ver na matéria abaixo.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Sair da versão mobile