Veja detalhes do lançamento de novas obras no aeroporto de Ribeirão Preto (SP)

Marcel Moure, presidente da Rede VOA apresentando o projeto à imprensa, autoridades e convidados

Como divulgado recentemente, aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto, a 312 km da capital paulista, o 4° maior aeroporto do estado, passou por mais uma fase de reformas e ampliação, quando seu terminal dobrou de capacidade, foi modernizado e revitalizado, com entrega feita no dia 20 de dezembro.

Agora, o aeroporto administrado pela Rede VOA passará por sua segunda fase de reformas e ampliação, com a construção de um boulevard, onde hoje está uma área verde inutilizada, servindo como atrativo turístico e também como um “segundo terminal”, ampliando ainda mais sua capacidade de passageiros.

O AEROIN esteve presente em um evento da concessionária na terça-feira, dia 31, que anunciou e deu mais detalhes sobre a obra adiante. Com a construção do boulevard, que dará início em julho desse ano, devem ser acrescidos  mais 2.000 m2 de terminal, com um investimento total de R$ 3,5 milhões para as obras.

Em conversa com o AEROIN, o presidente da Rede Voa, Marcel Moure, comemorou a nova fase de ampliação do terminal de passageiros e conversou um pouco sobre as expectativas da empresa em relação ao futuro do aeroporto de Ribeirão Preto.

Nessa segunda fase nós vamos trabalhar no desembarque, que precisa ser ampliado, então estamos substituindo toda essa parte que vão colocar o forro para mitigar a perda de ar-condicionado. Nós temos que resolver essa questão e nós vamos dar início ao projeto principal dessa fase, que é a integração da praça ao terminal. Vamos construir um Boulevard, é como se nós tivéssemos um segundo terminal”, disse o executivo.

O segundo terminal vai estar aqui de frente com as árvores preservadas na maior quantidade possível e integradas ao terminal. Isso posto, nós vamos ter lojas, praça de alimentação, conveniência, balcões de check-in deslocados, ou seja, mais do que apenas atender para quem embarca ou desembarca, nós entendemos que o aeroporto tem que ser uma área de atração, uma área que a sociedade queira vir para cá, (…) até mesmo espaço para redes hoteleiras, mini shopping. Só que isso vai acontecer numa sequência e, nesse momento, nós vamos estar dobrando essa capacidade, acredito que em junho deste ano iniciamos as obras do Boulevard. Até o final do ano, devemos concluir e, com isso, nós vamos estar com mais 4.500 m² de áreas úteis para a integração, sem ficar aquele conceito muito apertado de aeroporto, tendo espaço para as pessoas poderem se divertir, espaço  para poderem passear, tirar fotos“, seguiu Moure.

O presidente da concessionária também falou um pouco sobre o que será feito após a fase dois, além da internacionalização do aeroporto: “na sequência numa fase 3, vamos subir um mirante aqui ao lado do terminal, que vai separar a área de embarque e desembarque do doméstico e do Internacional, mas isso vai acontecer provavelmente a partir de 2024 para 2025, com o projeto de internacionalização do aeroporto. A partir daí sim, com apoio da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil),  SAC (Secretaria de Aviação Civil, ligada ao Governo Federal), de todos os elos do CONAERO (Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias), acredito que esse aeroporto de Ribeirão Preto até 2026 deverá estar internacionalizado para carga e para passageiro, porque para passageiro a validação da ANAC requer que o terminal esteja em condições, então a gente vai estar com todo esse projeto pronto“, finaliza o presidente da empresa.

Confira imagens do projeto que prevê como será o novo terminal de passageiros/boulevard do aeroporto Leite Lopes:

Imagens gentilmente cedidas pela Rede VOA para o AEROIN.

Área verde em frente ao terminal de passageiros do Leite Lopes, onde se localizará o boulevard

Olhar do executivo

Nós também conversamos com o Secretário de Casa Civil da Prefeitura de Ribeirão Preto, Alessandro Hirata, o qual, na ocasião, representava o prefeito Duarte Nogueira (PSDB). Ele falou um pouco sobre as expectativas do ponto de vista da prefeitura da cidade sobre as mudanças no aeroporto:

É muito importante para nós como o poder executivo, e para a cidade como um todo, esse desenvolvimento do Leite Lopes. Essa evolução do aeroporto, trazendo mais conforto para a população, passageiros e desenvolvimento, é fundamental que uma cidade com o porte de Ribeirão Preto tenha um aeroporto condizente com a sua cidade e a gente torce muito por essa parceria, para que a gente possa ter um aeroporto voltado para os próximos anos, para o futuro”, afirma o secretário.

Alessandro Hirata, Secretário da Casa Civil de Ribeirão Preto comentando sobre o projeto do novo boulevard.

Leia também:

Arthur Gimenes
Arthur Gimenes
Foi repórter e comentarista na TV Cultura Paulista e Rádio Morada do Sol FM, em Araraquara/SP cobrindo o esporte local. Também conta com passagem como colunista no Portal do Andreoli e colaborações na Record News, Rádio CBN, EPTV e RedeTV!ES. Atualmente também atua na área de assessoria parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) como estagiário.

Veja outras histórias