Veja fotos inéditas da passagem do avião soviético que veio buscar um foguete no Brasil

Fotos cedidas

Neste final de semana, um clássico quadrimotor turboélice Antonov An-12, que remonta da era soviética, veio ao Brasil buscar um foguete produzido no país pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), como antecipamos com exclusividade. Fotos gentilmente cedidas mostram a passagem dessa exótica aeronave por São José dos Campos, onde ocorreu o embarque.

A que veio

O IAE é submetido ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), e desenvolve o Veículo Lançador de Satélites e os próprios Satélites, tendo algumas funções similares do JPL da NASA.

Lá, é fabricado o foguete suborbital VSB-30 (Veículo de Sondagem Booster – 30), desenvolvido em conjunto com os alemães do DLR, e capaz de levar cargas de até 400 kg e subir a uma altitude máxima de 270 km. O veículo permite, por exemplo, realizar, durante alguns minutos, experimentos em ambientes de microgravidade.

Foto Cedida

O primeiro lançamento foi em 2004 e até hoje foram feitos 30, todos com sucesso. A maioria tem sido feito no Esrange (European Spaceresearch RANGE), construído pela Agência Espacial Europeia e de posse da Corporação Sueca do Espaço, já que é localizado na cidade de Kiruna.

E o próximo lançamento será em breve, novamente na Suécia. E para isso a Motor Sich foi novamente contratada para levar 5 motores que compõe o VSB30.

Em sua volta à Europa, o avião decolou de São José dos Campos rumo a Recife, de lá, faria ainda outras escalas antes de chegar ao seu destino final.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias