Veja o avião da Latam pousando com pane e precisando ser retirado da pista em Guarulhos

A aeronave sendo atendida, em cena de um dos vídeos mostrados abaixo – Imagem: canal Oxigênio Aéreo

Toda a sequência de procedimentos relacionados a uma situação de uma aeronave apresentando pane e precisando de auxílio ao completar seu pouso pôde mais uma vez ser acompanhada ao vivo nesse sábado, 12 de novembro, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

Os vídeos nos dois players a seguir, publicados pelos canais “Golf Oscar Romeo” e “Oxigênio Aéreo”, mostram, por diferentes ângulos de visão, o momento em que as equipes de emergência do aeroporto, em diversos pontos ao lado da pista 28R de Guarulhos, aguardavam pelo pouso da aeronave.

Vídeo 1 – visão alinhada com a pista

Vídeo 2 – visão pela lateral da pista

Como visto nas gravações acima, a aeronave envolvida foi um Airbus A320 da Latam, que, segundo informações preliminares, teria indicado aos pilotos um problema hidráulico que impossibilitaria o giro do trem de pouso dianteiro, impedindo que os pilotos pudessem direcionar o equipamento para fora da pista após completarem o pouso.

O incidente ocorreu com o A320 registrado sob a matrícula PR-MHE, que pousou em Guarulhos pouco depois das 14h30 do sábado, vindo do aeroporto Aeroparque, de Buenos Aires, no voo LA-8033.

Nota-se que, apesar da pane hidráulica, o pouso foi completado com total segurança, como é comum acontecer na grande maioria das ocorrências, já que as aeronaves possuem sistemas redundantes (mais de um sistema responsável por cada uma das funções mais importantes ao voo), que permitem a continuidade da operação segura mesmo quando um ou até mais de um deles apresenta um problema.

Além dos veículos de emergência apostos preventivamente para agirem imediatamente se alguma coisa fugisse da normalidade no pouso, nota-se também que foi bastante curto o tempo desde o pouso até a entrada do veículo de reboque e a remoção do Airbus A320.

Isso ocorreu porque, diante do aviso prévio dos pilotos, ainda em voo, sobre a provável incapacidade de manobrar o jato, o veículo também já foi deslocado até as proximidades da pista, evitando que o aeroporto fosse impactado com uma longa permanência de uma aeronave em uma de suas pistas.

O AEROIN entrou em contato com a Latam e a companhia apresentou o seguinte posicionamento:

A LATAM Airlines Brasil esclarece que o voo LA8033 (Buenos Aires/Aeroparque- São Paulo/Guarulho) de sábado, (12) pousou normalmente e em total segurança no destino. Após a aterrissagem, devido a questões técnicas na aeronave, houve a necessidade de um veículo de reboque conduzir o avião até a posição de desembarque. Os passageiros desembarcaram normalmente e a aeronave passou por manutenção antes de seguir suas operações.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Aviação pela vida: 2022 teve 5,7 mil itens para transplantes levados...

0
Considerando a Força Aérea Brasileira (FAB), empresas estrangeiras, trajetos terrestres e outros transportes, o total chega a 7.840 itens.