
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informa que entregou, na última terça-feira, 8 de abril, o novo Terminal de Passageiros provisório do Aeroporto de Ariquemes, em Rondônia.
A estatal explica que em breve outras obras serão iniciadas, como a construção do Terminal definitivo, assim como a ampliação da pista de pouso e decolagem e a instalação de modernos equipamentos de navegação aérea.
A iniciativa faz parte do pacote de investimentos do Governo Federal para a melhoria da infraestrutura aeroportuária na região Norte. Em julho de 2024, o Ministério de Portos e Aeroportos anunciou recursos da ordem de R$ 50 milhões para obras que permitirão a operação de aeronaves de médio e grande porte, viabilizando novos voos comerciais e fortalecendo a conectividade regional.
Com R$ 1,3 milhão aplicados somente nesta etapa, a entrega do Terminal provisório representa a primeira fase das melhorias em andamento. A estrutura conta com instalações adequadas para atendimento ao público e à operação segura de voos.
O presidente da Infraero, Rogério Barzellay, ressaltou a importância das melhorias para a região: “Estamos entregando a primeira etapa de um projeto que vai transformar o Aeroporto de Ariquemes. Com a expertise da Infraero, essas obras garantirão segurança, qualidade no atendimento e viabilidade para a aviação comercial, fortalecendo a integração e o desenvolvimento regional por meio da infraestrutura aeroportuária”.
Com localização estratégica no Vale do Jamari, Ariquemes é a principal cidade da região, que abriga mais de 500 mil habitantes na Amazônia Legal. A entrada do município na malha aérea nacional é essencial para impulsionar o turismo, atrair investimentos e fomentar o desenvolvimento econômico local.
Informações da Infraero