Início Aviação Militar

Veja o que a Saab fala sobre seu novo produto para proteção de aeronaves no cenário de guerra eletrônica

Imagem: Saab

A fabricante sueca de defesa Saab informa que, nos atuais ambientes de missão, cada vez mais complexos e em rápida mudança, a guerra eletrônica (EW), como a conhecemos, é uma necessidade para a sobrevivência.

Para realmente superar as ameaças, a autoproteção precisa evoluir. As ameaças, sejam elas simétricas ou assimétricas, estão em constante evolução, adaptando-se, tornando-se mais inteligentes e cada vez mais difíceis de detectar.

Assim, a Saab destaca nesta semana que, para se manter à frente, lançou recentemente o sistema avançado Integrated Defensive Aids Suite 310 (IDAS 310), que foi especialmente projetado para proteger aeronaves contra uma ampla gama de ameaças, incluindo mísseis guiados por radar, bem como várias ameaças de radiofrequência, infravermelho e laser.

O IDAS 310 possui diversos recursos importantes, como uma combinação de alertas de aproximação de mísseis, alerta a laser e alerta por radar. Ele é equipado com um controlador EW atualizado, um receptor de aviso de radar que se destaca em ambientes de radiofrequência e equipamentos aprimorados de suporte e teste de solo para suporte eletrônico e tarefas de inteligência.

Segundo a fabricante, com o IDAS protegendo a retaguarda, é possível estar bem-preparado para as missões mais desafiadoras nos ambientes de ameaças mais exigentes. A solução torna possível voar e esquecer de seus arredores, pois ele detecta automaticamente e combate com eficácia diferentes tipos de ameaças, permitindo que o piloto se concentre somente na execução da missão.

“A estrutura pequena, leve e altamente adaptável do sistema permite a integração eficiente da tecnologia de contramedidas de infravermelho dirigido, garantindo uma proteção de alto nível que permite que o piloto se concentre na missão em questão. Além disso, ele suporta a implantação do Expendable Active Decoy, aprimorando ainda mais suas capacidades defensivas”, disse Jan Widerström, presidente e diretor geral da Saab Grintek Defence.

Ao empregar o processamento avançado de sinais digitais para análise de ameaças em tempo real e neutralizar contramedidas, o IDAS 310 oferece excelente consciência situacional. Esse sistema se integra perfeitamente aos sistemas de missão da aeronave, melhorando o fluxo de informações e permitindo que os pilotos tomem melhores decisões.

Sair da versão mobile