Início Aeroportos

Veja o que disseram os deputados sobre obras e cancelamentos de voos no Aeroporto de Boa Vista

Aeroporto de Boa Vista – Imagem: Alan Chaves, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia

Nesta quarta-feira (27), a Comissão de Viação, Transportes e Obras da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizou uma reunião com Karen Strougo e Rovaldo Veloso, respectivamente diretora-presidente e gerente do Aeroporto Internacional de Boa Vista, Atlas Brasil Cantanhede.

O objetivo do encontro foi esclarecer uma série de dúvidas sobre as obras de ampliação e reforma do local, bem como os recentes cancelamentos e remarcações de voos por parte das companhias aéreas. O deputado Renato Silva (Podemos) presidiu a reunião, que aconteceu no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, com a presença de outros parlamentares.

Tanto os membros da comissão quanto os demais deputados presentes apresentaram uma série de questionamentos aos representantes do aeroporto, abordando desde questões relacionadas à logística até a possibilidade de operações de voos internacionais.

Conforme Strougo, atualmente, o aeroporto não possui infraestrutura necessária para receber voos internacionais ao mesmo tempo que opera domésticos. No entanto, com o andamento das obras, isso será possível.

É o nosso interesse. Quanto mais passageiros e voos, melhor. É o nosso compromisso, é o que queremos. Com as obras, vamos ter a possibilidade de receber esses voos [internacionais e domésticos] ao mesmo tempo e aumentar a capacidade do aeroporto em receber turistas”, informou.

Desde junho deste ano, a pista do aeroporto passa por reformas. Recentemente, voos foram cancelados pelas empresas aéreas que alegaram que a via estava molhada. Um dos pontos altos dos questionamentos dos deputados foi justamente saber se as situações tiveram relação com as obras.

O deputado Jorge Everton (União) chegou a indagar se haveria a possibilidade de interdição da pista por 15 ou 20 dias seguidos, devido à execução dos serviços de melhorias, como foi ventilado pela população.

A diretora afirmou que o cancelamento de voos não ocorreu por causa das atuais obras, como foi apontado pelas companhias aéreas, e que não há risco de interdição total da pista.

Estamos com uma pista de mais de 1,5 mil metros de extensão liberados. Essa extensão é absolutamente aceitável para operação de aviação comercial de grande porte, assim como para a de avião em geral, e ela está operacional. Mas, pela segurança dos passageiros, a companhia aérea muitas vezes toma a decisão de adiar, atrasar ou esperar para ver, inclusive com custos elevados para ela. Falou-se, sim, no passado, no fechamento entre 15 e 20 dias seguidos da pista. Isso não é uma realidade hoje. Vai precisar ter paralisação, vai. Mas estamos buscando que seja feita em conjunto com as companhias aéreas, e que a gente consiga manter a aviação em geral”, esclareceu.

Obras de reforma e ampliação

Os reparos no novo Aeroporto Internacional de Boa Vista se iniciaram no segundo trimestre deste ano. Em 2021, a empresa francesa Vinci Airports arrematou em leilão sete aeroportos da Região Norte, incluindo o de Boa Vista, por R$ 420 milhões. O contrato de outorga tem duração de 30 anos.

Entre as mudanças de reforma do projeto constam ampliação da sala de desembarque e do saguão; nova praça de alimentação; disponibilização de Internet Wi-Fi gratuita; revisão e melhorias do sistema de iluminação das vias de acesso e estacionamento; revisão dos sistemas de climatização, escadas e esteiras rolantes, elevadores e esteiras para retiradas de bagagens despachadas.

A previsão é que as obras sejam finalizadas e o aeroporto seja entregue em outubro de 2024. O valor total do orçamento investido é de mais de R$ 1,2 bilhão. Os deputados também foram convidados pela diretora a verificarem o andamento das obras.

Os parlamentares integrantes da comissão são Renato Silva (presidente); Angela Águida Portella (vice-presidente); Catarina Guerra, Joilma Teodora e Neto Loureiro, membros.

Informações da Assembleia Legislativa de Roraima

Leia mais:

Sair da versão mobile