Veja o que diz o piloto do KC-390 que buscou refugiados da Ucrânia

Como acompanhamos ao longo da semana, o Brasil enviou à Europa duas aeronaves, para buscar os brasileiros que seriam repatriados e também mais algumas pessoas de outras nacionalidades, todos que saíram da Ucrânia para fugir dos riscos do conflito com a Rússia.

Os aviões KC-390 Millennium e VC-99B Legacy da Força Aérea Brasileira (FAB) foram até Varsóvia, na Polônia, onde ocorreu o embarque dos 68 refugiados, dando início ao retorno, que contou com paradas técnicas para reabastecimento em Portugal, Cabo Verde e na Base Aérea de Recife (BARF), chegando, por fim, à Base Aérea de Brasília (BABR).

Além da recepção especial feita pela FAB, que colocou dois caças F-5M para interceptarem as aeronaves antes do pouso, momento em que um dos pilotos transmitiu uma mensagem aos passageiros, após o desembarque em Brasília o comandante do KC-390, Major Santiago, comentou sobre a expectativa e a experiência de preparar e executar uma missão tão importante.

Santiago fala sobre a satisfação e o orgulho por suprir uma necessidade existente e por todos que se emprenharam para que tudo acontecesse conforme planejado.

A seguir, você encontra dois vídeos. O primeiro, de um dos brasileiros repatriados, deixando seu agradecimento pelo resgate, e o segundo, do depoimento do comandante do KC-390:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias