Início Aeroportos

Veja o que dizem as gestoras dos aeroportos premiados hoje no ‘Aviação +Brasil’

Após a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) do Ministério da Infraestrutura (MInfra) revelar nesta segunda-feira, 28 de março, quais foram os aeroportos e a empresa aérea que conquistaram as diversas categorias do Prêmio “Aviação +Brasil” de 2022, referente ao ano de 2021, as empresas responsáveis pela gestão de alguns dos terminais falaram sobre suas vitórias. Veja a seguir o que elas têm a dizer.

Infraero

Seis aeroportos administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) foram vencedores em diferentes categorias do Prêmio “Aviação +Brasil 2022”, realizado pelo Ministério da Infraestrutura.

O Aeroporto Internacional de Belém foi eleito o “Aeroporto +Pontual”, com movimentação de 1,5 a 5 milhões de passageiros por ano.

No quesito “Aeroporto +Acessível”, houve empate com aeroportos da Infraero em duas categorias. Para o “Aeroporto com Terminal de Passageiros de 20 a 50 mil m2“, os vencedores foram os aeroportos de Belém e Goiânia, e para o “Aeroporto com Terminal de Passageiros de 50 a 100 mil m2“, a premiação ficou com os aeroportos Santos Dumont e Congonhas. 

Nesta sétima edição do Prêmio também passaram a ser analisados 41 aeroportos regionais, com movimentação de 100 mil a 1,5 milhão de passageiros por ano. Como resultado, foram entregues prêmios no quesito “Aeroporto regional mais bem avaliados pelos passageiros”, em três categorias. Os aeroportos administrados pela Infraero em Montes Claros e Macapá foram anunciados como ganhadores das categorias “Região Sudeste” e “Região Centro-Oeste e Norte”.

O presidente da Infraero, Brigadeiro Barros Júnior, destacou que é uma satisfação para a empresa ter seus aeroportos reconhecidos pelos usuários como espaços com infraestrutura de qualidade e operações eficientes.

“Parabenizo as equipes da Infraero nos aeroportos, que executam suas atividades com grande profissionalismo e dedicação”, disse o presidente.

Aeroportos Brasil Viracopos

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), administrado pela Aeroportos Brasil Viracopos (ABV), foi eleito o Melhor Aeroporto do Brasil em 2021 na categoria acima de 10 milhões de passageiros/ano em pesquisa de satisfação de passageiros realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC).

Marcelo Mota e o Secretário da Secretaria Nacional de Aviação Civil Ronei Glanzmann

Esta é a terceira vez que Viracopos conquista o título anual, sendo que nas duas outras vezes, em 2018 e 2019 o aeroporto ganhou na categoria geral, superando 20 aeroportos. Viracopos é até agora o maior vencedor da história do Prêmio, que é realizado pelo Governo Federal desde o início das concessões, em 2013.

Além de vencer três vezes como o Melhor do Brasil no ano, Viracopos já venceu 13 vezes como Melhor Aeroporto do Brasil na pesquisa trimestral realizada pelo governo desde o início das concessões.

O diretor-presidente da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, Gustavo Müssnich, considera que esta nova conquista reflete os esforços de toda a comunidade aeroportuária em busca da excelência nos serviços prestados no aeroporto.

“Sem dúvida, mais esse título conquistado de Melhor Aeroporto do Brasil no ano de 2021 na Pesquisa de Satisfação dos Passageiros mostra que o foco na qualidade dos serviços prestados tem sempre o reconhecimento dos clientes e passageiros. Mesmo enfrentado turbulência nos últimos anos, conseguimos manter o padrão de excelência”, disse o presidente.

“Nos anos de 2018 e de 2019, Viracopos já havia conquistado o título de Melhor Aeroporto do Brasil. Esta nova premiação demonstra que Viracopos se empenha em melhorar cada vez mais os serviços oferecidos aos nossos clientes. Não podemos esquecer que Viracopos também é premiado mundialmente pela eficiência e agilidade do Terminal de Carga”, concluiu o diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota.

Zurich Airport Brasil

O Aeroporto Internacional de Florianópolis – Hercílio Luz, administrado pela Zurich Airport Brasil, foi eleito pela segunda vez consecutiva o melhor aeroporto do país, na premiação mais importante do setor no Brasil. O terminal da capital catarinense obteve a maior média de satisfação geral dos passageiros entre os aeroportos pesquisados ao longo de todo o ano de 2021, alcançando a nota 4,72, em uma escala que vai de 1 a 5.

O Aeroporto de Vitória, também administrado pela empresa Zurich Airport Brasil, ficou em terceiro lugar, com a nota 4,59. Em 2020, o aeroporto do Espírito Santo havia ficado na sétima posição, com nota 4,45.

Essa é a segunda vez que Florianópolis fica com o prêmio. Em 2020, o aeroporto administrado pela concessionária Floripa Airport, que faz parte da empresa Zurich Airport Brasil, também foi escolhido como o melhor do Brasil na avaliação dos passageiros.

“Na rotina da nossa operação, somos atentos e incansáveis na busca por melhorar a experiência dos nossos passageiros e visitantes em cada detalhe. Não é só a nova infraestrutura que conta, é a excelência dos serviços que todo o nosso time presta. O resultado da pesquisa SAC é um reconhecimento que nos honra muito e mostra que estamos no caminho certo”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.

Tobias Markert e Ricardo Gesse

“Qualidade e eficiência são princípios norteadores do Grupo Zurich Airport, assim como transformar os aeroportos em lugares agradáveis e confortáveis, onde as pessoas gostam de estar. Somos desenvolvedores e não apenas operadores aeroportuários, então é um orgulho para nós ver o reconhecimento dos brasileiros aos aeroportos de Florianópolis e de Vitória”, reforça Tobias Markert, CEO da Zurich Airport Latin America.

Em 2019, Florianópolis já havia recebido o prêmio “Destaque” entre os 20 aeroportos, por ser o aeroporto que mais evoluiu no ranking e ainda o prêmio de “Melhores Serviços Prestados aos Passageiros”.

Inframerica

O Aeroporto de Brasília, administrado pela Inframerica, é o terminal aéreo mais pontual do país entre os aeroportos que operam mais de 10 milhões de passageiros por ano, segundo o Ministério da Infraestrutura. O aeroporto da capital federal foi premiado pelo órgão pela pontualidade das operações durante o ano de 2021.

No período, cerca de 78% dos voos ocorridos ao longo do ano passado que partiram do Distrito Federal seguiram dentro da margem de pontualidade. Um voo é considerado pontual quando chega ao destino ou quando decola em um tempo inferior a 15 minutos da programação.

A performance das companhias aéreas no aeroporto e a disponibilidade da infraestrutura do terminal são essenciais para a pontualidade operações. “Essa conquista é resultado de um trabalho feito com a dedicação e a união de diversos times. A sinergia entre o aeroporto, companhias aéreas, aeronáutica e prestadores de serviço foi reconhecida com essa premiação”, declara Juan Djedjeian, vice-presidente da Inframerica.

O Aeroporto de Brasília é o 2º terminal aéreo mais movimentado do Brasil e é um dos principais ponto de conexão nacional de passageiros. Para o executivo, a pontualidade é meta da concessionária Inframerica.

“A malha área é toda integrada e atrasos nos maiores aeroportos do país interfere na logística e gera um efeito cascata. O resultado de uma falta de coordenação é ruim para o passageiro, e é péssimo também para as companhias e aeroportos. E é por isso que temos um trabalho focado e harmônico com todos os players, voltado para manter os voos dentro do horário. Todos são fundamentais para garantir a pontualidade e a melhor experiência possível para os passageiros”, explica.

Aena Brasil

Administrados pela Aena Brasil, o Aeroporto Internacional do Recife Guararapes – Gilberto Freyre e o Aeroporto de Campina Grande – Presidente João Suassuna receberam os Prêmios, respectivamente, de mais pontual do Brasil (categoria entre 5 e 10 milhões de passageiros por ano) e de melhor regional do Nordeste, dentro de suas categorias.

O diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, recebeu os dois prêmios da concessionária. “A pontualidade é resultado de um trabalho integrado entre todos os agentes que atuam num aeroporto. Por isso, além dos nossos colaboradores, queremos agradecer às companhias aéreas, à aeronáutica e a toda a comunidade aeroportuária, porque sem eles não teríamos conseguido”, destaca Santiago.

Santiago Yus

O diretor do Aeroporto do Recife, Diego Moretti, ressaltou que a pontualidade é um marco do equipamento, garantindo a todos os seus clientes a certeza de poder honrar seus compromissos no horário. “A pontualidade dos voos reflete a nossa capacidade operacional e a eficiência no atendimento aos passageiros e às companhias aéreas”, pontua.

Equipamento voltado para o desenvolvimento do Sertão da Paraíba, o Aeroporto de Campina Grande tem sua história integrada ao crescimento da região, com vocação para os negócios, o turismo e a movimentação tecnológica e científica promovida pela Universidade Federal de Campina Grande.

“É uma satisfação obtermos o reconhecimento de um aeroporto regional tão importante para o desenvolvimento paraibano quanto o de Campina Grande. Estamos muito felizes e parabenizamos toda a comunidade aeroportuária pelo alcance dessa premiação, que reflete seu trabalho e dedicação”, enaltece Santiago.

“É um prêmio muito importante. Temos uma equipe extremamente capaz, que se esforça muito para tornar o aeroporto acolhedor e eficiente. Temos um time muito forte em dedicação, entusiasmo e profissionalismo. Para a gente, é um marco. Principalmente porque é o primeiro prêmio de aeroportos regionais e, já na primeira edição, fomos reconhecidos como o melhor do Nordeste nesta categoria”, comemora Luciano de Lima Rodrigues, diretor do Aeroporto de Campina Grande.

VINCI Airports

O Salvador Bahia Airport, integrante da rede VINCI Airports, foi reconhecido pelo prêmio “Aviação + Brasil 2022” como o maior na satisfação entre os usuários, na categoria de terminais que recebem entre 5 e 10 milhões de passageiros, junto com o Aeroporto de Belo Horizonte.

“Ficamos felizes com essa premiação, que é resultado do nosso intenso trabalho, mas, mais do que isso, é concedida de acordo com a percepção dos passageiros. É um reconhecimento que mostra que estamos atingindo um dos nossos principais objetivos, o de melhor servir os nossos passageiros. Seguimos empenhados em melhorar a infraestrutura e serviços do Aeroporto”, aponta o diretor-presidente do Aeroporto, Julio Ribas.

O Salvador Bahia Airport é a primeira Concessão da rede VINCI Airports no Brasil, que assumiu sua operação em 2 de janeiro de 2018. Desde então, o Aeroporto de Salvador incorporou padrões operacionais globais, buscando oferecer mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para seus passageiros.

Com este objetivo, foram realizadas obras de modernização e ampliação do terminal, um investimento de R$ 700 milhões que aumentou sua capacidade em 50%, passando a atender até 15 milhões de passageiros por ano. Considerado o “Aeroporto Mais Sustentável do Brasil”, o Salvador Bahia Airport se destaca pelo pioneirismo nas ações de preservação ambiental.

Sair da versão mobile