Veja quais foram os itens campeões de esquecimentos no Aeroporto de Brasília em 2022

Imagem: Inframerica

A concessionária Inframerica informa nessa semana que o setor de Achados e Perdidos do Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, de Brasília, registrou 8.667 objetos esquecidos pelos passageiros no terminal aéreo em 2022. A quantidade é 25% maior do que em 2021.

Os itens mais esquecidos são documentos pessoais, cartões bancários, travesseiros de pescoço, roupas e acessórios femininos.

Os locais onde os passageiros mais deixaram seus pertences é na área de raio-x, quando é necessário colocar os pertences dentro de bandejas para passar por inspeção de segurança, e nos diversos sanitários do terminal.

Destes 8 mil itens esquecidos, somente 21% foram recuperados pelos seus donos.

O passageiro que esquecer um objeto no Aeroporto de Brasília pode reaver o pertence em até 90 dias. Para recuperar o item, é necessário fornecer informações que atestem a titularidade do objeto, como a descrição, senha, cor, dia e provável horário em que o objeto foi perdido, entre outros.

A equipe de atendimento ao cliente da Inframerica recolhe e cataloga o item esquecido no terminal com as principais características, como data, horário e local onde foi localizado, e envia para o setor de Achados e Perdidos.

Passado o período, o item é doado para instituições de caridade credenciadas pela Inframerica. Os documentos pessoais são repassados aos Correios e cartões de crédito são destruídos após sete dias. Produtos de higiene pessoal e cosméticos também são descartados após este período.

Uma dica para evitar perder objetos durante a viagem é carregar poucas coisas. “Embarcar com muitos objetos nas mãos é normalmente a principal razão pelas quais as pessoas perdem itens no Aeroporto de Brasília. Também é comum perder documentos na hora de apresentá-los nos balcões de check-in e no portão de embarque. O ideal é guardá-los logo após a apresentação ao funcionário da companhia aérea”, explica a coordenadora de Atendimento ao Cliente, Rayana Araújo.

Outra recomendação importante ao passageiro é sempre prestar atenção aos objetos que encontra pelo terminal aéreo, especialmente malas e mochilas que sejam suspeitas.

“Ao encontrar um objeto esquecido pelo terminal aéreo, o ideal é que o passageiro não o manuseie. Basta chamar um funcionário do Aeroporto de Brasília. Nossas equipes são treinadas para lidar com este tipo de situação”, recomenda Rayana.

Para recuperar um item perdido no Aeroporto de Brasília, basta entrar em contato com o Achados e Perdidos pelo telefone (61) 3214 6109 ou pelo e-mail achadosperdidos@inframerica.aero.

A Inframerica ressalta que é importante lembrar que os itens esquecidos dentro das aeronaves são de responsabilidade das companhias aéreas. É necessário entrar em contato com a empresa com a qual o passageiro viajou para reaver o item deixado dentro de aviões.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Empresa aérea que voa para o Brasil é sancionada após transportar...

0
O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, através do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) atualizou sua lista de sanções