Veja quais são os três novos aeroportos brasileiros na lista de certificação ambiental

Aeroporto de Florianópolis – Imagem: Zurich Airport Brasil

O Conselho Internacional de Aeroportos para América Latina e Caribe (ACI-LAC) informa nessa terça-feira, 25 de outubro, que mais três aeroportos brasileiros passaram a fazer parte da lista dos que possuem acreditação no único programa internacional de certificação ambiental aeroportuária.

O Aeroporto Internacional de Florianópolis, o Aeroporto Internacional de Vitória e o Aeroporto de Macaé, todos operados pela concessionária Zurich Airport Brasil, acabam de receber a certificação Airport Carbon Accreditation (ACA), nível 1 (Mapeamento).

Aeroporto Vitória Pátio
Aeroporto de Vitória – Imagem: Zurich Airport Brasil
Aeroporto de Macaé – Imagem: Zurich Airport Brasil

Este é o único programa global de certificação para o gerenciamento de carbono aprovado para aeroportos. Ele avalia e reconhece de forma independente os esforços dos aeroportos para gerenciar e reduzir suas emissões de carbono por meio de 6 níveis de certificação:

– Nível 1 ‘Mapeamento’: o Aeroporto mapeia sua pegada de carbono, identifica as fontes e calcula as emissões anuais;

– Nível 2 ‘Redução’: o Aeroporto comprova a redução de emissões com evidências de procedimentos e cumprimento de metas para a gestão de carbono;

– Nível 3 ‘Otimização’: o Aeroporto amplia o escopo de redução de emissões e envolve terceiros no processo;

– Nível 4 ‘Neutralidade’: o Aeroporto cumpre os requisitos das etapas anteriores e compensa as emissões restantes com créditos de carbono;

– Nível 5 ‘Transformação’: o Aeroporto define estratégia de gestão de carbono de longo prazo orientada para a redução absoluta de emissões; e

– Nível 6 ‘Transição’: além de cumprir as etapas anteriores, o aeroporto compensa as emissões de carbono residuais sobre as quais tem controle.

Atualmente, mais de 400 aeroportos em todo o mundo fazem parte do programa ACI Airport Carbon Accreditation. Na região da América Latina e Caribe, são 57.

“A certificação comprova nosso avanço em sustentabilidade, um dos pilares da empresa. Também nos impulsiona a seguir na trilha de ações planejadas a fim de alcançar patamares cada vez mais relevantes no compromisso global com a agenda climática”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.

“É com imensa satisfação que iniciamos a jornada de certificação dos aeroportos da Zurich Airport Brasil no programa Airport Carbon Accreditation. São aeroportos com perfis distintos, o que demonstra a possibilidade de implementação do programa independentemente do tamanho ou localização do aeroporto. O ponto fundamental é que estejam dispostos a nos unirmos à indústria na meta comum de tornar a aviação mais sustentável em benefício do setor, dos usuários e da sociedade”, afirmou Rafael Echevarne, diretor-geral do ACI-LAC.

Além destes operados pela Zurich Airport Brasil, há outros 6 aeroportos brasileiros certificados: Aeroporto Internacional de Brasília, Aeroporto Internacional de Natal, Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Tom Jobim e Aeroporto Santos Dumont (no nível 1 – “Mapeamento”); Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (no nível 2 – “Redução”); e Aeroporto Internacional de Salvador (no nível 3 – “Otimização”).

Certificação renovada

O Conselho Internacional de Aeroportos para América Latina e Caribe (ACI-LAC) também acaba de renovar a certificação no nível 2 do programa Airport Carbon Accreditation do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG).

Esta é a terceira vez que o aeroporto é certificado por atender os requisitos necessários para a gestão das emissões de gases do efeito estufa, que foram reduzidas de 2.480 toneladas em 2017, primeiro ano de participação no programa, para 584,6 toneladas em 2021.

Em 2021, o aeroporto se destacou por passar a utilizar 100% da energia elétrica de fontes renováveis, iniciativa que também garantiu ao terminal destaque entre os aeroportos reconhecidos este ano pelo prêmio Green Airport Recognition, durante a edição de 2022 do ACI-LAC Annual Assembly Conference & Exhibition, que aconteceu nesse mês de outubro, em Buenos Aires.

Informações do ACI-LAC

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias