Veja vídeo do momento da ocorrência no aeroporto de Congonhas nesse domingo

Como visto mais cedo neste domingo, 9 de outubro, um jato executivo teve um problema durante o pouso feito pela pista 35L no Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, resultando em uma saída para o gramado lateral esquerdo e depois para a taxiway, parando ao final do pavimento, à beira do barranco que tem a Avenida Washington Luís logo abaixo.

Até o momento, o que se sabe é que ambos os pneus do trem de pouso principal esquerdo terminaram estourados, mas ainda não há informações oficiais sobre como exatamente tudo ocorreu para terminar como terminou.

O instante em que a ocorrência se desenvolveu foi captado pela câmera ao vivo do canal Golf Oscar Romeo no YouTube, conforme o vídeo a seguir, que não mostrou exatamente a saída de pista, mas mostrou o jato emitindo muita fumaça de seus pneus ao passar pela imagem.

Na sequência, a controladora de tráfego aéreo da Torre de Congonhas pergunta ao piloto se está tudo bem, e logo os bombeiros se dirigem ao local da ocorrência:

Como visto, o caso aconteceu às 13h32 desse domingo, com o Learjet 75 de matrícula PP-MIX, da empresa mineira Supermix Concreto, quando ele pousava em Congonhas procedente do Aeroporto de Foz do Iguaçu, no Paraná.

Imagem: FlightRadar24

O Aeroporto de Congonhas conta com o sistema EMAS recentemente instalado no final da pista principal em ambos os sentidos de pouso, que é feito para segurar as aeronaves em caso de a aeronave passar direto ao ter algum problema no pouso ou em uma decolagem rejeitada.

Nesse caso de hoje, porém, como a saída de pista ocorreu pela lateral devido a uma perda de controle, a aeronave não teve contato com a área especial de segurança recém-instalada.

O AEROIN trará mais atualizações sobre a ocorrência conforme mais informações se fizerem conhecidas. O canal Golf Oscar Romeo segue mostrando ao vivo a situação no local do incidente, conforme pode ser visto no player a seguir:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias