Vem ao Brasil pela 1ª vez na próxima semana o avião A350-1000 da British Airways

Airbus A350-1000 – Imagem: Clément Alloing

Após diversas idas e vindas de confirmações e subsequentes cancelamentos da retomada de voos regulares de passageiros ao Brasil, a operação da companhia aérea inglesa British Airways finalmente deve voltar a partir do início da próxima semana, e ela virá com a estreia do modelo A350-1000 da empresa em nosso país.

A British vinha utilizando nos últimos anos os modelos Boeing 777 e 787 em seus voos do Aeroporto de Heathrow, em Londres, para seus dois destinos no Brasil, Rio e Guarulhos, e neste último, planejava para o ano 2020 a introdução do mais longo jato da família A350.

Porém, com a pandemia da Covid-19, os voos foram suspensos e a estreia do Airbus foi sendo adiada por diversas vezes, a cada momento em que novas ondas da doença surgiam e impactavam as restrições de viagens internacionais.

Agora, a programação aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) indica que as operações regulares de passageiros da British devem reestrear tanto em São Paulo/Guarulhos, com o Airbus A350-1000, quanto no Rio de Janeiro, com o Boeing 787-8. O site de reservas da empresa também segue comercializando passagens e apresenta estes modelos de aviões nas rotas.

O primeiro retorno será para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, em que o voo BAW-249 partirá de Londres na manhã do dia 1º de dezembro e chegará ao Rio de Janeiro às 20h05 do mesmo dia. O Boeing 787-8 dessa rota é configurado com 214 assentos.

A partida para o retorno do Rio a Londres será no voo BAW-248, mas apenas na noite do dia seguinte, 2 de dezembro, às 21h50.

Para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, o voo BAW-247 partirá de Londres no final do dia 1º de dezembro e chegará ao Brasil às 06h00 da manhã do dia 2. O A350-1000 da British para esta rota é configurado com 331 assentos.

Depois de passar o dia em solo, o jato partirá às 16h25 no voo BAW-246 de volta para a capital da Inglaterra.

A operação ao Galeão terá frequência de quatro voos por semana, sempre pousando nas noites das segundas, quartas, quintas e dos sábados, e partindo nas noites do dia seguinte.

Para Guarulhos, também serão quatro por semana, porém, os dias serão as terças, quintas, os sábados e os domingos, com decolagens sempre no mesmo dia.

Adicionalmente, a partir de 11 de dezembro, o serviço ao GRU Airport pode ganhar uma extensão até Buenos Aires, na Argentina. Segundo a aprovação da ANAC, após o pouso no Brasil, o A350-1000 decola às 06h45 para a Argentina, pousando às 09h40. No retorno, a partida do Aeroporto Ezeiza será às 12h25, com pouso em Guarulhos às 14h45 (os horários são de Brasília).

Apesar da aprovação, porém, a companhia ainda não comercializa passagens para Buenos Aires em seu site, portanto, não é possível afirmar que o trecho realmente terá início no dia 11.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Voo da Copa sai da pista e passageiros saem do avião...

0
Um Boeing da Copa acabou saindo da pista nesta noite de domingo, e os passageiros tiveram que sair às pressas descendo pelo motor do avião.