Início Empresas Aéreas Vem ao Brasil por duas vezes o clássico MD-11, veja a programação

Vem ao Brasil por duas vezes o clássico MD-11, veja a programação

MD-11 da FedEx

Cada vez mais difícil de se ver no Brasil, atualmente operando em nosso país apenas em voos esporádicos por conta da alta demanda do mercado de carga aérea, o clássico modelo de avião três motores McDonnell Douglas MD-11F, nas cores da empresa aérea FedEx, poderá ser visto em dois voos no começo desta semana.

Embora a gigante americana de transporte de cargas opere cerca de 57 MD-11 pelo mundo, visitas desse modelo se tornaram pouco comuns aqui no Brasil desde o final de 2020, após a alemã Lufthansa Cargo, que o operava regularmente em alguns aeroportos em território nacional, substituí-lo pelo Boeing 777F. Com a saída dos modelos pela alemã, somente a FedEx ainda nos “brinda” com vindas esporádicas.

Estas próximas duas vindas dos trijatos estão agendadas para esta segunda e terça-feira, dias 29 e 30 de novembro, pousando no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo.

A companhia aérea opera voos regulares feitos com jatos Boeing 767-300F entre seu hub em Memphis e o aeroporto campineiro, porém, diante de momentos de demanda extra pelo transporte de carga entre os EUA e o Brasil, aloca o avião trijato de maior capacidade. O 767-300 transporta cerca de 50 toneladas, enquanto o MD-11F pode chegar perto das 90 toneladas.

Avião McDonnell Douglas MD-11F FedEx
MD-11 da FedEx – Imagem: Alan Radecki Akradecki / CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Programação dos voos

Dia 29 de novembro – De acordo com a programação aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o primeiro serviço com o MD-11 virá na segunda-feira, dia 29 de novembro, no voo de número FDX-42, decolando do Aeroporto Internacional de Memphis, nos EUA, à 01h35 e pousando em Campinas às 11h05.

A aeronave tem previsão de ficar em solo campineiro até as 17h55, de onde decola de volta para seu hub em Memphis.

Dia 30 de novembro – A segunda vinda acontece já no dia seguinte ao primeiro serviço, com o MD-11 decolando de Memphis às 06h55 no voo de número FDX-40 e chegando a Campinas às 15h45. A aeronave ficará em solo até a madrugada do dia 1º de dezembro, decolando às 03h45.

Todos os horários acima são de Brasília e estão sujeitos a mudanças, para mais ou para menos, sempre sendo válido acompanhar os aviões em ferramentas de rastreamento de voo como o RadarBox.

Veja abaixo, em vídeo, a última vez em que o MD-11 da FedEx pousou em solo campineiro, no começo do mês de outubro deste ano. Nas cenas, é possível observar seu pouso e decolagem no Aeroporto Internacional de Viracopos:

Leia mais: