Venda de maconha e caça-níqueis estão nos planos de aeroporto canadense para os passageiros

Foto de Jiaqian AirplaneFan, CC BY 3.0, via Wikimedia

Os passageiros que passam pelo Aeroporto Internacional Pearson, de Toronto, no Canadá, poderiam comprar cannabis e até jogar caça-níqueis num cassino em pleno saguão. Isso se a proposta da administração aeroportuária para geração de receita for aprovada pelas autoridades locais.

De acordo com o noticiário canadense CBC, a Greater Toronto Airports Authority (GTAA) contratou uma lobista profissional para convencer o poder público a aprovar as novas vias de geração de caixa. Clare Michaels diz que quer estabelecer discussões sobre as várias questões centrais que afetam o aeroporto, mesmo aquelas atividades não relacionadas à aviação, como estabelecimentos para vendas de alimentos, bebidas, cannabis e jogos.

A agente de relações institucionais pretende marcar reuniões para discutir a viabilidade de lojas de varejo de cannabis nos terminais de passageiros, também sobre oportunidades de jogos e a possibilidade de expandir os serviços de bebidas alcoólicas no aeroporto.

Riscos

Em 2018, o Canadá se tornou o segundo único país a legalizar totalmente a maconha para uso recreativo em todas as províncias e territórios. Como tal, não há qualquer impedimento para passageiros comprarem a erva e mantê-la em sua posse ao voar no país. A Air Canada, no entanto, avisa aos clientes que isso pode ser um negócio arriscado porque os voos às vezes precisam desviar para os Estados Unidos, onde o porte da erva ainda é proibido a nível federal.

A Agência Canadense de Fronteiras e Serviços também tem uma política de ‘ Não traga. Não retire ‘ para passageiros internacionais.  A GTAA se recusou a comentar as especificidades de seus novos planos de geração de receita, mas um porta-voz disse à rede de TV CBC que “continua a procurar opções para diversificar suas fontes de receita e fornecer uma experiência de passageiros de classe mundial, competitiva com outros aeroportos internacionais.”

As finanças de Toronto Pearson foram fortemente impactadas pela pandemia do COVID-19 e as contínuas restrições de viagem continuam afetando o setor de turismo do Canadá.

Fabio Farias
Fabio Farias
Jornalista e curioso por natureza. Passou um terço da vida entre aeroportos e aviões. Segue a aviação e é seguido por ela.

Veja outras histórias