Início Vídeos

Vento não dá sossego no RJ e “festival” de arremetidas dos aviões é captado em vídeo

Cena do vídeo que você vê abaixo – Imagem: Aviation TV, via YouTube

Trazemos hoje a você leitor do AEROIN mais uma sequência de bonitas cenas, captada e publicada pelo canal Aviation TV no YouTube. O “AV TV” mantém uma câmera apontada para o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, transmitindo ao vivo, durante as 24 horas de todos os dias da semana, os movimentos de todos os aviões que por lá operam.

Na última terça-feira, 02 de novembro, um dia em que o vento não deu sossego aos profissionais nos cockpits por um certo tempo na capital carioca, a transmissão registrou algumas arremetidas de aviões que chegavam para o pouso, ou seja, o procedimento em que os pilotos desistem de prosseguir até o pouso completo e então voltam a ganhar altura para depois fazerem uma nova aproximação.

Vale sempre ressaltar que, embora para algumas pessoas a arremetida possa gerar um certo frio na barriga ou uma insegurança, na verdade, trata-se de um procedimento para o qual os pilotos são devidamente treinados e que garante a segurança de todos a bordo. Afinal, é mais seguro fazer uma nova aproximação de pouso depois do que prosseguir em uma situação em que o avião não está devidamente estabilizado, seja pela incidência de ventos, como neste caso, seja por qualquer outro motivo que se apresente.

Veja a seguir as imagens, que associam as bonitas (para quem gosta de aviação) arremetidas dos aviões comerciais com a linda paisagem do Rio de Janeiro ao fundo. Depois, logo abaixo do vídeo, veja em detalhes as rotas feitas pelos aviões após as arremetidas e, ao final, deixamos também uma sugestão para que você assista a uma arremetida no Santos Dumont vista de dentro do cockpit.

O primeiro voo a arremeter, LA-3219, era cumprido pelo Airbus A319 da LATAM Brasil registrado sob a matrícula PT-TMB. Veja a seguir a imagem do momento em que a aeronave iniciava seu percurso de retorno após ter arremetido, tendo feito o pouso completo na aproximação seguinte:

O A319 iniciando o percurso de retorno após arremeter – Imagem: RadarBox

O segundo avião do vídeo, no voo G3-1012 da Gol Linhas Aéreas, era o Boeing 737-800 de matrícula PR-GXX. Note na imagem a seguir que neste caso houve mudança de pista. Após arremeter na aproximação para a cabeceira 02R, o voo retornou no sentido contrário, completando o pouso pela cabeceira 20L:

O 737-800 logo após a arremetida e o trajeto do retorno no sentido contrário – Imagem: RadarBox

A arremetida seguinte, no voo G3-2061, foi do Boeing 737-700 de matrícula PR-VBQ, também da Gol Linhas Aéreas, e que repetiu a mesma mudança de cabeceira, pousando no sentido contrário após ter arremetido na primeira aproximação:

O 737-700 afastando-se do Santos Dumont após arremeter – Imagem: FlightRadar24

A quarta arremetida captada foi de outro Airbus A319 da LATAM, o PT-TMI no voo LA-3939. Neste caso, a primeira aproximação já foi feita no sentido inverso, mas mesmo assim o vento impediu que o pouso fosse completado. Note que os pilotos já haviam até mesmo colocado a aeronave no solo, porém, para garantir a segurança, optaram por acelerar e voltar a voar. Assim como os anteriores, após uma volta a segunda aproximação resultou em um pouso completo:

O A319 após arremeter no sentido contrário aos anteriores – Imagem: RadarBox

Para que você possa também ter a interessante experiência de um toque e arremetida no Santos Dumont vendo exatamente o que viram os pilotos desta última arremetida, deixamos aqui a sugestão para que você acesse um vídeo gravado no cockpit de um Airbus A320 da LATAM. Clique aqui ou no título logo abaixo para conferir as cenas:

Sair da versão mobile