Ventos de 120 km/h levantam nariz de avião estacionado no aeroporto e desviam voos no sul chileno

Uma forte tempestade que assolou o sul do Chile, particularmente na região de Magalhães, causou sérios transtornos no Aeroporto Internacional Presidente Carlos Ibáñez, em Punta Arenas. Iniciada na manhã de 4 de setembro, a tempestade trouxe rajadas de vento que alcançaram a velocidade de 120 quilômetros por hora, deixando autoridades em alerta.

Segundo a imprensa chilena, os fortes ventos e as condições climáticas adversas forçaram a alteração na programação dos voos, resultando em desvios de aeronaves que tinham como destino o aeroporto Carlos Ibáñez. Enquanto muitos aviões foram redirecionados para outras localidades, outros tiveram que aguardar em solo, enfrentando atrasos significativos nas decolagens.

A tempestade teve um impacto mais severo que o esperado: um incidente foi relatado quando o nariz de um avião de passageiros do modelo BAe-146 da Aerovias DAP teve seu nariz tirado do chão pela força dos ventos intensos. O evento destaca a ferocidade das condições meteorológicas na região. Felizmente, não houve relatos imediatos de feridos.

As autoridades meteorológicas continuaram a emitir alertas sobre as condições climáticas severas ao longo do dia.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias