
A Airbus informa que entregou os primeiros dois de seis helicópteros H145M à República de Chipre, com as entregas restantes previstas para serem feitas ainda durante este ano. Os helicópteros serão operados pela Guarda Nacional da República de Chipre.
O H145M é um helicóptero militar multifunção que oferece uma ampla gama de capacidades de missões. Em poucos minutos, o helicóptero pode ser reconfigurado de um papel de ataque leve com armas balísticas axiais e guiadas e um sistema de autoproteção de última geração para uma versão de operações especiais com equipamento para rapel rápido. Os pacotes de missão abrangentes incluem capacidades de içamento e carga externa.
Equipado com o sistema de armas Airbus HForce, o H145M ganha uma gama de armas que inclui metralhadoras, foguetes e mísseis. Combinado com capacidades de teaming tripulado-não tripulado, que permitem sua integração em combates em rede, sua largura de banda o torna o helicóptero mais performante em sua classe, afirma a fabricante.
Olivier Michalon, Vice-Presidente Executivo para Negócios Globais da Airbus Helicopters, disse:
“Com a guerra híbrida destinada a desempenhar um papel cada vez maior em conflitos futuros, os militares buscarão helicópteros versáteis que possam desempenhar uma variedade de funções cruciais.
Nesse contexto, a escolha do H145M é particularmente perspicaz, e a República do Chipre se junta a um grande grupo de militares europeus operando o multifunção H145M para uma ampla gama de missões, incluindo treinamento, operações especiais, transporte de tropas e ataque leve.
Temos orgulho de entregar os dois primeiros para a República do Chipre. Estamos ansiosos para vê-los em operação na região do Mediterrâneo em breve.”
O H145M é a versão militar do destacado helicóptero leve bimotor H145. A frota global da família H145 acumulou mais de 8 milhões de horas de voo. É usado por forças armadas e de segurança pública ao redor do mundo para as missões mais exigentes.
Informações da Airbus