Vídeo mostra Boeing 747 rejeitando duas decolagens seguidas por problemas técnicos

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

No último domingo, 31 de maio, um Boeing 747 cargueiro foi filmado abortando duas decolagens seguidas em Amsterdã, em um intervalo de cerca de 20 minutos, ao enfrentar problemas técnicos.

Avião boeing 747-400F Western Global Airlines
Boeing 747-400F – Imagem: Hawkeye UK [CC]

O vídeo das tentativas de decolagem mostra que a aeronave envolvida foi o Boeing 747-400BCF registrado sob a matrícula norte-americana N344KD, pertencente à companhia aérea Western Global.

Segundo informações obtidas pelo The Aviation Herald (AvHerald), o Jumbo estava partindo no voo de número KD-3367, de Amsterdã (Holanda) para Chicago O’Hare (EUA), quando enfrentou as panes nos momentos em que iniciava sua corrida de pista para a decolagem.

Na primeira tentativa, o 747 cargueiro estava acelerando na pista 36L de Amsterdã quando, ainda em baixa velocidade, a tripulação rejeitou a decolagem, diminuiu a velocidade e desocupou a pista.

Na filmagem nota-se combustível vazando da ponta da asa esquerda, mas não é possível saber se este teria sido o problema que ocasionou a rejeição da partida. O vazamento de combustível pode estar associado, por exemplo, à saída do líquido por algum duto de respiro do tanque em função de um alto nível de combustível, e não necessariamente a um problema.

Combustível saindo da ponta da asa do 747

O AvHerald informa que os veículos de apoio do aeroporto relataram o querosene visto saindo da ponta da asa esquerda da aeronave, mas nada a mais fora do comum.

Dados do FlightRadar24 mostram que a aeronave ficou parada em uma taxiway ao lado da pista por cerca de 15 minutos.

O 747 na taxiway após a primeira decolagem rejeitada – Imagem: FlightRadar24

O Jumbo tentou, então, partir novamente pela pista 36L, no entanto, precisou mais uma vez rejeitar a decolagem em baixa velocidade. A tripulação relatou que tinha um problema com o sistema de travamento do trem de pouso localizado sob a fuselagem (o 747 tem também trens de pouso centrais além dos localizados sob as asas).

Dessa vez, os dados de radar mostram que o Boeing 747-400 foi levado de volta ao pátio do aeroporto e, após cerca de 4 horas e meia desde a primeira tentativa, finalmente conseguiu decolar para seu voo, que prosseguiu aparentemente sem nenhum incidente até o pouso em Chicago.

Acompanhe a seguir o vídeo das duas tentativas de decolagem, e note o combustível vazando da asa esquerda na primeira tentativa.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Aviação Naval realiza treinamento de emergência em simulador de voo do...

0
Os pilotos realizaram treinamentos de emergências utilizando os simuladores de voo para aeronaves AS350 Esquilo, no CIAvEx, em Taubaté-SP.