Vídeo capta Airbus A319 sofrendo saída de pista com falha de motor na decolagem

Veículos de emergência atendendo o incidente, em cena do vídeo que você assiste nesta matéria

Um Airbus A319 da Delta Airlines, registrado sob a matrícula N354NB, sofreu um incidente do tipo “runway excursion” (excursão, ou saída, de pista) nesta última terça-feira, 15 de fevereiro, após um problema de motor, segundo informações do The Aviation Herald.

O jato estava acelerando pela pista 05L do aeroporto da Cidade do México, capital do México, para o voo DL-605 com destino a Minneapolis, nos Estados Unidos, com 101 pessoas a bordo, quando houve a ocorrência.

Os pilotos precisaram rejeitar a decolagem devido a uma falha de motor quando o avião A319 estava com velocidade de cerca de 100 nós (185 km/h). A aeronave, porém, desviou-se para a direita em direção ao limite lateral da pista.

Os pilotos foram capazes de controlar o jato quando o trem de pouso principal direito ainda estava na região entre a área pavimentada e o gramado. Porém, já estando além da faixa branca de limite lateral da pista, o caso configura-se como “runway excursion”.

A trajetória do A319 em direção à lateral da pista e a posição de parada – Imagem: FlightRadar24

O momento do incidente durante a corrida de decolagem foi captado por uma câmera, e os momentos posteriores em que a aeronave era atendida pelos serviços de emergência foi filmado por um entusiasta que registrava os aviões no local. As imagens podem ser vistas no player a seguir:

A aeronave sofreu danos aos dois pneus do trem de pouso direito por estes terem passado sobre a faixa de drenagem de água da lateral da pista, que não é feita para suportar o peso de uma aeronave. Um vídeo gravado no local mostra as marcas da trajetória dos pneus:

A administração do Aeroporto Internacional Benito Juárez publicou um comunicado sobre o incidente, afirmando que foram “realizados protocolos de segurança e não houve maiores contratempos para passageiros e tripulantes. Pessoas e bagagens foram desembarcados do avião para reagendamento do voo. No momento, a pista 05L/23R encontra-se fechada; operamos com a pista 05R/23L.”

Comunicado da administração do aeroporto

Cerca de 4 horas depois do comunicado, a administração atualizava a situação, informando que as operações de pousos e decolagens já se realizavam com normalidade nas duas pistas.

Segundo registros das plataformas online de rastreamento de voos, a aeronave ainda está em solo na Cidade do México até a publicação desta matéria, mais de 16 horas depois do incidente.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias