Vídeo chama atenção ao mostrar o tamanho do E195 da Azul em relação aos Jumbo Jets

Bonita cena do vídeo que você assiste abaixo nesta matéria

Um interessante vídeo publicado há poucos dias, mostrando uma sequência de pousos e decolagens no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), tem chamado a atenção ao permitir notar, além das bonitas aeronaves de grande porte que lá operam, também a diferença de tamanho entre um avião Embraer 195 e um Boeing 747, o Jumbo Jet.

Registrada pelo canal Viracopos FullHD do YouTube, a gravação que você assiste abaixo começa com um belo pouso de um avião Airbus A330-200 da Azul Linhas Aéreas.

Em seguida, é possível acompanhar a saída de um Boeing 747-400F da companhia americana Atlas Air, que tinha a seu lado no pátio nada menos do que outros dois Jumbos cargueiros, um da também americana Kalitta Air e outro da europeia Cargolux, de Luxemburgo.

Então, quando o Boeing 747 da Atlas chega ao ponto de espera da cabeceira 15 de Viracopos e ali aguarda até sua decolagem, um Embraer 195 da Azul Linhas Aéreas, um dos que tem transportado cargas pela Azul Cargo, chega logo ao seu lado, na taxiway paralela, criando a interessante cena da comparação de tamanho entre os dois modelos.

Tecnicamente falando, as dimensões são de 70,66 metros de comprimento e 19,4 metros de altura do Boeing 747-400 e de 38,66 metros de comprimento e 10,54 metros de altura do Embraer 195, portanto, mesmo o jato brasileiro sendo relativamente grande, o Jumbo tem quase o dobro do seu tamanho.

Em seguida, enquanto o grande avião da Atlas prossegue em sua decolagem, é a vez de mais um Jumbo, o da Cargolux, fazer companhia ao “pequeno” Embraer ao lado da cabeceira 15.

Curiosamente, após três pousos de aviões da Azul, o Boeing 747-400F da Cargolux é quem decola primeiro, mesmo tendo chegado ao ponto de espera depois do E195 da Azul Cargo.

Com isso, mais um avião cargueiro para ao lado do jato brasileiro. Dessa vez, um Boeing 767-300F da FedEx, já não tão maior, com 54,94 metros de comprimento. Agora sim, quem partiu primeiro foi o Embraer 195.

Acompanhe a seguir toda a movimentação acima descrita, além de várias outras, no interessante vídeo do canal Viracopos FullHD.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Força Aérea Brasileira e dos EUA fortalecem cooperação em defesa cibernética...

0
O objetivo do evento é aprimorar os conhecimentos dos militares diante dos avanços da tecnologia, além de trocar experiências com americanos.