Vídeo de drone inspecionando avião da Latam revela o jato ‘vestido’ de Rock In Rio

O drone fotografando o avião, em cena do vídeo apresentado nesta matéria

O CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier, publicou nesta quarta-feira, 4 de maio, um vídeo em que mostra dois aspectos interessantes: a inspeção de aeronaves feita por drone na companhia e a matrícula do jato que foi “vestido” de Rock In Rio.

O evento musical ocorre no Rio de Janeiro nos dias 2 a 4 e 8 a 11 de setembro de 2022, e a Latam Brasil já havia anunciado a parceria com os organizadores do festival pela segunda vez em sua história, incluindo a ação de adesivação de aviões, como apresentado previamente pelo AEROIN.

Em sua publicação de hoje, Cadier comenta:

“Mais uma maravilha do nosso MRO: inspeção por drone!

Nós sempre inspecionamos detalhadamente a fuselagem dos nossos aviões. Olhem só o impacto da tecnologia: hoje podemos fazer isto com a ajuda de um drone.

Ele automaticamente faz o roteiro cobrindo toda a aeronave e tirando 2000 fotos detalhadas de toda fuselagem. Ele também usa inteligencia artificial para identificar potenciais danos e reparos necessários. Guardamos o histórico de cada aeronave, totalmente digital.

Um trabalho de 2 pessoas que levava mais de 8 horas com plataforma é feita pelo drone em 40 minutos (e mais uma hora para análise do técnico). Mundo novo!”

Conforme se nota na gravação acima, o avião Airbus A319 que ganhou o adesivo do Rock In Rio foi o registrado sob a matrícula PR-MYM.

Dados das plataformas de rastreamento online mostram que este A319 voou até o Centro de Manutenção da Latam em São Carlos (SP) no dia 19 de abril, portanto, já se passaram pouco mais de duas semanas desde a entrada em manutenção.

Como visto previamente no AEROIN, a companhia havia afirmado que o processo de adesivação levaria cerca de 25 dias para ser concluído pelas áreas de Planejamento de Malha, Engenharia e Manutenção. Assim, em breve o avião deverá entrar na malha de voos.

Sobre o drone, a Latam se tornou em dezembro de 2019 a primeira companhia da América Latina e do Brasil a utilizar drone para inspeção de aeronaves. O vídeo a seguir mostra mais algumas cenas do processo em outra aeronave da empresa:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias