Assista, de dentro do cockpit, como foi o pouso do B757 na remota ilha de St. Helena

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Conforme reportamos ao longo da semana, a Ilha de Santa Helena, localizada no meio do Oceano Atlântico a 1.950 quilômetros da costa da África, recebeu na quinta-feira (30) o maior avião a pousar em seu pequeno e desafiador aeroporto: um Boeing 757-200 da britânica Titan Airways.

Nesta matéria, você poderá ver, de dentro do cockpit do 757, como foi o pouso, além de acompanhar outros dois vídeos, mostrando uma arremetida e a decolagem.

Veja a seguir o vídeo do pouso, e mais abaixo acompanhe mais detalhes e os outros vídeos:

A operação inédita contou com um criterioso planejamento para garantir a segurança, conforme diziam os administradores do local na semana anterior, quando “acabavam de sair de uma reunião de planejamento muito útil com a equipe da Titan Airways para a chegada na próxima semana do Boeing 757”.

Eles detalharam que o encontro havia tratado de tópicos como avaliação de risco, plano de voo e alternativas, critérios de despacho, meteorologia, plano de treinamento, segurança de pista, carga, combustível e acomodação da tripulação. Embora não tenham detalhado o motivo do voo ou a data exata, eles finalizam o comunicado demonstrando excitação por ver uma operação do maior avião a operar na pequena ilha do Atlântico.

Apesar da inauguração da pista em 2016, que levaria ao fim da necessidade de longas viagens marítimas para a chegada e saída da ilha, as primeiras tentativas de pouso se mostraram inviáveis devido aos fortes ventos que incidem por lá. Com o terreno acidentado de Santa Helena, o único local em que foi possível construir a pista não permitia fazê-la alinhada com o vento.

Assim, a operação sempre envolve desafios, e chama a atenção cada vez que uma aeronave passa por lá. Tanto que, enquanto esteva na ilha, o Boeing 757 de matrícula G-ZAPX ainda fez um voo de treinamento, com uma aproximação com arremetida programada para se familiarizar às condições do local para futuros retornos. Veja no vídeo a seguir a arremetida:

O voo de repatriação partiu do Reino Unido na quarta (29) e fez uma escala na ilha de Ascensão, antes de prosseguir rumo à Santa Helena. Depois de cumpridos os trâmites na ilha, o Boeing 757 da Titan partiu na sexta-feira (31) rumo a Londres com escala em Accra, e a saída também foi filmada, conforme você acompanha neste vídeo:

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

ITA Airways recebe autorização para fazer voos regulares ao Brasil

0
No mês de novembro, o AEROIN publicou uma nota em que informada, em primeira mão, sobre o pedido da ITA Airways, a empresa aérea