Início Vídeos

Vídeo mostra dois aviões da GOL pousando ao mesmo tempo em Brasília

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Como sempre, adoramos trazer a você, leitor do AEROIN, vídeos que mostram cenas e situações interessantes da aviação. Assim, hoje temos mais um, que registrou dois aviões da GOL pousando ao mesmo tempo em Brasília. Embora a gravação não tenha zoom para uma visão mais próxima, ainda assim é muito bonito ver o outro Boeing 737 o tempo todo lado-a-lado.

No Brasil, uma bonita cena como a do vídeo acima, publicada em 2017, só pode ser vista no próprio Aeroporto Internacional Presidente Jucelino Kubitschek, de Brasília, pois nenhum outro em nosso país possui pistas paralelas com separação lateral suficiente para permitir duas aproximações simultâneas.

Segundo a regulamentação, pistas paralelas precisam ter suas linhas centrais distantes pelo menos 214 metros entre si para pousos em condições visuais, e pelo menos 1.311 metros para pousos por instrumentos, ou seja, em condições limitadas de visibilidade.

Essa separação é necessária por vários fatores, como, por exemplo, garantir uma distância segura entre os aviões para que haja tempo de agir se algum deles se afastar do alinhamento de sua pista em direção ao outro, ou reduzir a influência da esteira de turbulência gerada por um avião em outro que esteja fazendo a aproximação paralela um pouco mais para trás.

Existem exceções em que aeroportos são aprovados para receber pousos simultâneos paralelos com separação menor entre as pistas, porém, são casos em que a localização do aeródromo ou alguma outra condição leva à necessidade da condição excepcional, e alguns requisitos adicionais são exigidos, como radar de alta taxa de atualização, equipamento de monitoramento, entre outros.

No caso do Aeroporto de Brasília, suas duas pistas paralelas foram construídas em lados opostos do terminal de passageiros, guardando uma distância de 1.800 metros entre suas linhas centrais, portanto, muito acima dos mínimos definidos pela regulamentação.

Aeroporto de Brasília – Imagem: Google Maps / FlightRadar24

A seguir, deixamos sugestões de dois outros vídeos. Um que não mostra o pouso, porém, apresenta um zoom bem maior do que a filmagem anterior, permitindo uma cena também muito bonita de outra aproximação paralela de Boeing 737 da GOL. E outro vídeo que mostra uma aproximação e pouso na pista 11L de Brasília vistos de dentro do cockpit.

https://aeroin.net/video-raro-mostra-aproximacao-paralela-tripla-poucos-aeroportos-tem-essa-capacidade/

Sair da versão mobile