Vídeo da Emirates acompanha voos cargueiros 100% tripulados por mulheres

Na ocasião do Dia Internacional da Mulher, a Emirates promoveu uma ação para destacar o aspecto de como as mulheres na aviação estão apoiando economias e tocando vidas em todo o mundo.

Emirates SkyCargo Mulheres Pilotos
Imagem: Emirates

As mulheres estão contribuindo cada vez mais para a indústria da aviação e também estão apoiando diretamente as trocas globais em diversas áreas facilitadas pela aviação, como o comércio internacional.

Com foco nessa constatação, a companhia aérea divulgou um vídeo no qual segue uma tripulação de cabine de comando composta somente por mulheres, que opera voos de carga com várias escalas pelo mundo nos aviões cargueiros Boeing 777 da Emirates SkyCargo.

Emirates SkyCargo Mulheres Pilotos

A comandante Ellen Roz, dos Estados Unidos, e a primeiro-oficial Heidi McDiarmid, da Austrália, cobrem cerca de 30.000 km em 10 dias em cinco voos cargueiros. Elas partem de Frankfurt para a Cidade do México, seguindo para Quito, Aguadilla, Amsterdã e, finalmente, para Dubai, transportando mais de 300 toneladas de cargas que vão desde flores e frutas frescas até produtos farmacêuticos.

Os dois pilotos também foram acompanhados pela comandante Heather Wolf, do Canadá, durante o voo de Frankfurt para a Cidade do México.

Mulheres na Emirates

As mulheres constituem mais de 40% da força de trabalho total da Emirates, com a maioria trabalhando como tripulação de cabine. As mulheres pilotos da Emirates são de mais de 30 nacionalidades, cobrindo uma faixa etária de 23 a 62 anos.

Mulheres de mais de 160 nacionalidades, incluindo mais de 1.100 emiratis, estão empregadas no Emirates Group em funções operacionais como operações de voo, engenharia, manutenção e aparência de aeronaves, operações de catering, carga e pátio, bem como em cargos voltadas para o cliente em serviços aeroportuários e assuntos de vendas, e cargos corporativos nas funções de suporte aos negócios.

A Emirates também está comemorando com seus clientes a bordo. Em reconhecimento ao Dia Internacional da Mulher, o entretenimento a bordo da Emirates, chamado “ice”, apresenta mais de 120 filmes dirigidos por mulheres.

Os filmes incluem sucessos de bilheteria de Hollywood, como Charlie’s Angels, dirigido por Elizabeth Banks; Mamma Mia! por Phyllida Lloyd; e filmes vencedores do Oscar, como The Hurt Locker, de Kathryn Bigelow, e Lost in Translation, de Sofia Coppola. O catálogo também apresenta filmes em línguas estrangeiras, como The Sky is Pink, de Shonali Bose, e Wadjda, de Haifaa Al-Mansour.

Operações dos Cargueiros

Avião Boeing 777F Emirates SkyCargo
Boeing 777F – Imagem: Emirates

Diferentemente das operações para passageiros, os voos cargueiros da Emirates são dedicados ao transporte de carga e nem sempre se originam e terminam em Dubai.

Em vez disso, os voos cobrem várias origens e destinos em rotações que duram vários dias. Isso permite flexibilidade adicional nas operações cargueiras, além da capacidade de levar a carga de forma rápida e eficiente de onde é produzida para os mercados onde é exigida pelos clientes.

Além disso, as aeronaves de carga da Emirates também operam para destinos que não são cobertos por voos de passageiros. O Equador, por exemplo, é um dos maiores mercados produtores de flores do mundo e é um destino apenas de carga na rede global da Emirates.

Os aviões cargueiros da Emirates transportam flores frescas de Quito para Amsterdã via Aguadilla, Porto Rico. Isso garante que as flores sejam transportadas mais rapidamente do Equador para a Holanda do que se o voo tivesse que viajar para Dubai e depois prosseguir de Dubai para Amsterdã.

Mais de 75 toneladas de flores frescas foram transportadas nos voos cargueiros operados pela comandante Roz e pela primeiro-oficial McDiarmid. Os voos cargueiros da Emirates de Quito criam um canal direto para as exportações da indústria de floricultura equatoriana para Amsterdã, o maior centro de distribuição de flores do mundo.

Os voos de carga também permitem o transporte rápido de mercadorias, como medicamentos que salvam vidas, do local em que são fabricados para pacientes que precisam urgentemente deles para tratamento. Cerca de 10 toneladas de produtos farmacêuticos foram transportadas no voo cargueiro de Frankfurt para a Cidade do México, operado pela tripulação das mulheres no cockpit.

A Emirates SkyCargo opera voos regulares de carga para mais de 40 destinos globais todas as semanas. Além disso, em 2019, a Emirates SkyCargo operou mais de 300 operações de fretamento em todo o mundo.

No Brasil, os voos regulares de carga operam no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), sempre às terças-feiras e sextas-feiras. Os Boeings 777F pousam e decolam no começo da manhã, vindos de Dubai com escala em Dakar, e depois seguindo rumo a Quito.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias