Vídeo impressionante mostra acidente de caça EF-18 durante demonstração na Espanha

Cena do vídeo visto nesta matéria mais abaixo

Um impressionante acidente envolvendo um caça McDonnell Douglas EF-18M Hornet da 15ª Ala da Força Aérea Espanhola, foi registrado na manhã deste sábado (20), quando a aeronave cai e explode em chamas durante voo de manobras.

A ocorrência aconteceu às 12h10, no horário local, durante uma demonstração na Base Aérea de Zaragoza, e foi registrada em vídeo por espectadores. Conforme pode ser visto abaixo, a aeronave perde o controle e impacta com o solo.

Felizmente, o piloto conseguiu realizar a ejeção da aeronave antes da queda. Segundo informações iniciais, ele sofreu diversos tipos de traumas nas pernas, quadris e braços, mas não corre risco de vida.

Logo após o acidente, o Ejército del Aire y del Espacio (Força Aérea e Espacial Espanhola) emitiu um comunicado nas redes sociais confirmando a ocorrência: “Esta manhã houve um acidente na Base Aérea de Zaragoza envolvendo um F18 da Ala 15. O piloto ejetou com sucesso e a aeronave pousou dentro do perímetro da base.

Conforme noticia o site Heraldo, o acidente ocorreu quando o piloto efetuava um teste das manobras de exibição que iam ser realizadas no próximo dia 10, data do Dia da Família nas Instalações de Garrapinillos, bairro rural do município espanhol de Saragoça.

O dispositivo caiu no início da pista e alguns de seus restos foram lançados para fora do complexo militar. O F-18 explodiu no acidente e foi completamente desintegrado, e o incêndio foi controlado pelos bombeiros da instalação.

Em um segundo vídeo, mais completo, visto mais abaixo, é possível observar o início da manobra realizada, antes da aeronave cair na base aérea. Na cena, o caça realiza uma puxada e ao atingir o topo na manobra, nivela e inicia um parafuso chato descendente, até perder o controle e se chocar com o solo.

O EF-18 Hornet é uma a versão do caça multiuso F/A-18 Hornet fabricado pela então empresa americana McDonnell Douglas (hoje The Boeing Company) para a Espanha, que entrou em serviço na Força Aérea e Espacial Espanhola em 10 de julho de 1986.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias