Ainda nos primeiros dias deste ano, um jato executivo Dassault Falcon 8X foi flagrado num voo com vários rasantes eletrizantes através do famoso Star Wars Canyon, ou Cânion de Star Wars, na Califórnia. Apesar de ter sido capturado pelas lentes de fotógrafos que ali estavam, a fabricante francesa não havia se pronunciado oficialmente sobre tal sobrevoo.
No entanto, na última quarta-feira (9), porém, a Dassault finalmente acabou com o mistério, divulgando um vídeo com os bastidores do voo.
“No início de janeiro, voamos em uma missão para demonstrar as capacidades únicas do Falcon 8X no Star Wars Canyon – um campo de testes na Califórnia para caças táticos. Esta não é sua missão diária de jato executivo, mas este não é seu jato executivo comum”, dizia a empresa junto com a publicação das imagens.
O vídeo pode ser visto abaixo (espere carregar).
O famoso local, cujo nome oficial é Rainbow Canyon, mas que ganhou a referência à saga Star Wars não apenas por lembrar o planeta Tatooine (terra natal de Anakin Skywalker), mas também por contar com uma coordenada de GPS (fixo) chamada de JEDI. Ele está localizado no chamado Death’s Valley. No vídeo, o CEO da Aerospace Operations Scott Glaser chama o cânion de “a meca da aviação”.
O piloto-chefe da Dassault, Franco Nese, comentou o voo: “Quando você está mais baixo do seu terreno, você pode definitivamente sentir essa sensação de velocidade. Mesmo que tenhamos 27 metros de envergadura lá fora, a aeronave responde como um caça ágil”.
“O Falcon passou por aquele desfiladeiro como eu acho que nenhum outro jato executivo conseguiria”, disse Randy Howell, líder da equipe de jatos Patriots, que voou ao lado do Falcon 8X para fazer algumas tomadas externas.