Vídeo mostra autoridades chinesas com a primeira caixa preta do B737 acidentado

Cenas do vídeo que você verá mais abaixo nesta matéria

As autoridades chineses confirmaram nesta quarta-feira (22) que encontraram uma das caixas-pretas do Boeing 737-800 da China Eastern Airlines que se acidentou no começo desta semana, vitimando todos 123 passageiros e 9 tripulantes a bordo.

Conforme uma coletiva à imprensa, a Administração de Aviação Civil da China (CAAC) informou que uma das caixas-pretas foi encontrada, embora a agência não tenha detalhado se foi o Gravador de Voz do Cockpit (CVR) ou o Flight Data Recorder (FDR).

Em um vídeo publicado no YouTube, é possível ver as autoridades segurando o artefato, que foi encontrada em meio aos escombros. Ainda é desconhecido o estado físico da caixa.

De acordo com o The Aviation Herald, a comunicação do ATC foi normal até a perda de comunicação (sem chamada de emergência ou relatos de dificuldades), e o tempo no momento do acidente estava bom. 

O comandante do Boeing 737, registrado sob a matrícula B-1791, havia acumulado 6.709 horas de voo no total, o primeiro-oficial 31.769 horas de voo, um segundo oficial com 556 horas também estava a bordo, todos eles em boas relações familiares, segundo a mídia local.

O voo MU-5735 havia decolado de Kunming Changshui, na província de Yunnan, às 13h15, hora local (0500 GMT), e estava programado para chegar a Guangzhou, na província de Guangdong, às 15h07, hora local (0700 GMT).

Boeing 737-800 da China Eastern Airlines semelhante ao envolvido na queda – Imagem: Thank You, CC BY 2.0, via Flickr

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias