
Uma aeronave Ilyushin IL-76 da empresa russa Volga-Dnepr foi registrada no solo de um aeroporto no Quênia, antes de decolar rumo a Houston, nos Estados Unidos. A bordo, uma carga de 900 macacos provenientes da Malásia e que serão usados para pesquisas científicas.
Embora o vídeo tenha sido compartilhado pelo usuário @Fiicaan no Twitter no dia 4 de setembro, a data exata em que as imagens foram gravadas não foi divulgada. Em certo momento, o cinegrafista acessa a aeronave por uma escada e, a bordo, se veem diversas caixas e os ruídos dos animais. Não é possível identificar a espécie,
Segundo matéria da revista Nature, os Estados Unidos usam dezenas de milhares de macacos em pesquisas científicas, sendo que esses números atingiram novos patamares durante a pandemia, dada a apontada necessidade de testar as vacinas de Covid-19, antes dos testes em humanos.
A Nature diz que “cientistas dos EUA usam primatas não-humanos, mais comumente macacos rhesus (Macaca mulatta), para estudar uma variedade de condições médicas, incluindo doenças infecciosas. Genética e fisiologicamente semelhantes às pessoas, os modelos de primatas oferecem uma maneira de realizar testes e experimentos antes dos testes em humanos ou quando os testes em humanos não são possíveis. Em 2019, cientistas dos EUA usaram 68.257 primatas não humanos em pesquisas, de acordo com o governo dos EUA“.
Veja abaixo o vídeo do transporte dos pequenos animais.
That time Volga-Dnepr Ilyushin IL-76 was carrying 900 monkeys from Malaysia to IAH. Quick customs and refueling stop. My boss was Polish but spoke Russian so he handled all Volga and ADB flights. #AvGeek #planespotting pic.twitter.com/vDh12Vd6c9
— MarkyMark (@Fiicaan) September 4, 2021