O voo conjunto de vários caças das principais forças aéreas da América do Sul chamou a atenção, enquanto as aeronaves sobrevoavam o Deserto.
As aeronaves fazem parte do Exercício Salitre, que reune as forças aéreas do Brasil, Chile, Argentina, EUA e Uruguai na Base Aérea de Antofagasta, no coração do Deserto chileno do Atacama. Vale lembrar que, enquanto os EUA e Uruguai enviaram apenas pessoal de solo, os outros países chegaram voando com caças.
No vídeo, gravado nesta semana, é possível ver um caça F-16 do Chile liderando a formação, seguido de um F-5EM do Brasil, um A-4 da Argentina, um IA-63 Pampa também argentino, o A-36 Toqui do Chile, que também compareceu nas pontas da formação com outro F-16 e um F-5E Tiger III.
O voo em formação foi feito para celebrar a parceria entre as forças aéreas. O Brasil participa do evento pela 4ª vez, levando caças F-5 e aviões de transporte KC-390. Os esquadrões brasileiros participantes são o Jambock, Pif-Paf, Pampa, Zeus e Gordo.
Formación aérea de aeronaves de combate #FACh, de la @FuerzaAerea_Arg y de la @fab_oficial presentes en el ejercicio multinacional #Salitre2022. pic.twitter.com/7fqL4M85pj
— Fuerza Aérea de Chile (@FACh_Chile) October 13, 2022