Início Aeroportos

Vídeo mostra como é o pouso no aeroporto que tem o recorde de menor pista do mundo

A ilha caribenha holandesa de Saba é lar do aeroporto Juancho Yrausquin, que tem a menor pista do mundo operando voos comerciais regulares, com apenas 400 metros. Construída sobre um terreno rochoso, a pista fica entre falésias em uma extremidade e as águas azuis na outra, proporcionando uma experiência de pouso e decolagem única.

A pista, que atualmente detém o recorde mundial do Guinness para a pista comercial mais curta do mundo, somente pode ser operada por aeronaves com capacidades STOL (short take-off and landing), ou seja, que conseguem aterrissar e decolar em poucos metros.

As aeronaves comuns no aeroporto são os De Havilland Canada DHC-6 Twin Otter e BN-2 Islander, operados pela companhia aérea Winair no trecho entre Saint Maarten e a pequena ilha, que leva apenas 15 minutos. Os turistas que viaham para Saba geralmente estão buscando por experiências de mergulho ou uma exótica paisagem montanhosa no meio do Caribe.

Um vídeo de apenas um minuto e meio (abaixo, espere carregar) mostra exatamente como funciona a operação no aeroporto, que tem chegadas curtas e paradas rápidas. Outros vídeos, abaixo, mostram como é o pouso visto da cabine do piloto e a visão dos passageiros

Visão do Passageiro

Visão do Piloto

NOTA

É importante salientar que há outros aeroportos no mundo com pistas até menores, como é o caso de Westray, na Escócia que tem uma pista de grama de 291 metros. No entanto, o critério utilizado pelo Guinness é que o aeroporto tenha apenas uma pista e opere voos regulares. No caso do aeroporto escocês, por exemplo, ele possui uma outra pista de mais de 500 metros que é a mais usada, por razões óbvias.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.