Imagens de uma câmera de segurança mostram o momento em que uma bomba explodiu em uma taxiway, instantes após um avião passar próximo ao local e minutos após outro ter passado exatamente pelo local, em um aeroporto japonês.
Acompanhe a seguir as imagens, feitas no Aeroporto de Miyazaki na manhã de ontem, 2 de outubro:
Segundo informações da mídia japonesa, o aeroporto no sudoeste do Japão retomou operações quase normais nesta quinta-feira, 3 de outubro, um dia após a explosão deixar um buraco em uma pista de taxiamento.
A bomba não detonada da época da guerra explodiu repentinamente sob uma via de taxiamento. A explosão criou um buraco de cerca de um metro de profundidade. Pedaços de pavimento e outros detritos foram lançados a cerca de 200 metros de distância.
Quatro aviões teriam usado a pista de taxiamento mais cedo naquele dia, antes da explosão ocorrer. Um deles, um voo da Japan Airlines com 93 pessoas a bordo, passou pelo local apenas alguns minutos antes (não se trata do avião visto no vídeo, que passou próximo, mas não na taxiway).
O Aeroporto de Miyazaki foi uma base aérea da Marinha Imperial Japonesa durante a Segunda Guerra Mundial. Acredita-se que a bomba pesava cerca de 250 quilos. Esse tipo de bomba foi supostamente lançado pelas forças dos EUA durante a guerra.
A pista do aeroporto foi fechada após a explosão. Uma unidade especializada da Força de Autodefesa do Japão removeu os detritos e confirmou que a área estava segura.
A pista foi reaberta às 19h30, porém, mais de 80 voos foram cancelados. Mudanças de horário continuaram sendo feitas nesta quinta-feira por causa dos voos cancelados.
Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.