Um helicóptero de ataque da Rússia teve que fazer um pouso de emergência próximo ao Aeroporto de Gostomel, onde estava o Antonov An-225, após atacar ucranianos próximos da pista.
As imagens são de dias atrás, mas foram liberadas agora. Elas mostram a visão de um dos dois pilotos de um helicóptero de ataque Kamov Ka-52 das forças russas. Conhecido como “Alligator” pelo seu design inconfundível e rotores contratotativos, o Ka-52 é o mais avançado dos helicópteros russos de ataque, contando inclusive com um sistema de ejeção para pilotos, algo exclusivo no mundo.
No vídeo abaixo, é possível ver o helicóptero atacando posições de ucranianos em torno do aeroporto, fazendo várias passagens baixas pela pista, que está obstruída pelos veículos. Outro helicóptero, que aparenta ser um Mi-24/35 Hind, está em ala ao Alligator fazendo ataques contra tropas da Ucrânia.
Apesar de não ser possível confirmar, as imagens provavelmente foram tomadas após a segunda investida russa, já no dia 2 de março, no Aeroporto Gostomel, principal sede operacional da Antonov, onde ficava o maior avião do mundo, o An-225 Myria, que foi destruído neste segundo ataque.
Desde então o aeroporto tem estado sob domínio russo, mas a insurgência ucraniana ainda incomoda as tropas russas próximas do aeroporto. Nas cenas, é possível identificar que o Kamov Ka-52 faz ataques com seu canhão Shipunov 2A42 de 30mm e também com foguetes sem guiamento.
No entanto, em certo momento, o helicóptero acaba atingido por tiros vindos de fuzis e metralhadoras no solo, e tem que que fazer um pouso de emergência próximo do aeroporto, numa plantação. O pouso também foi gravado e mostra os tripulantes saindo da aeronave, com o helicóptero ainda praticamente inteiro:
2nd part.#Ukraine #UkraineWar #Russia #Putin pic.twitter.com/71OXevlb5z
— WhereisRussiaToday🌻 (@WhereisRussia) March 18, 2022